quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Climatologia e Vulcanologia são áreas científicas que os Açores devem desenvolver, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visitou hoje o Observatório de Investigação Climática, na Graciosa, e conheceu o projeto ARM (Atmospheric Radiation Measurement), que resulta de um programa internacional promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos que é desenvolvido através do Los Alamos National Laboratory.

Nos Açores, este projeto conta com o apoio do Governo Regional e com a parceria da Universidade dos Açores, através do Centro de Clima, Meteorologia e Mudanças Globais, encarregue de toda a gestão técnica.

Fausto Brito e Abreu reconheceu o trabalho que tem sido desenvolvido no ARM, frisando acreditar que é possível que este projeto na Graciosa "permita alargar a investigação, a pesquisa e a recolha de dados científicos no domínio da Climatologia na Região".

O projeto ARM começou por ser uma estação móvel que passou depois a ser definitiva, o que “comprova a localização estratégica e a centralidade atlântica dos Açores”, salientou Fausto Brito e Abreu.

“Neste momento, a Graciosa é um polo de investigação importante na área da Climatologia, com condições para atrair mais parceiros internacionais”, salientou o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

O ARM do Observatório de Investigação Climática da Graciosa faz uma avaliação tridimensional da atmosfera e irá contar, a partir do próximo ano, com um radar de banda x para medir a precipitação.

Com este projeto é possível trabalhar com a mais recente tecnologia ao serviço das ciências atmosféricas e do clima, numa estrutura de calibração e de validação de dados ao dispor da comunidade científica internacional.

Durante a visita à ilha Graciosa, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visitou também a Estação de Infrassons IS42, uma das 60 estações da rede internacional da Comissão Preparatória da Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO), cuja manutenção é da responsabilidade do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

A Estação de Infrassons IS42, inaugurada em 2011, tem capacidade para a deteção de vários tipos de eventos, a distâncias que podem atingir vários milhares de quilómetros, sendo decisiva no acompanhamento de ensaios nucleares, mas também no estudo e monotorização das atividades sísmica e vulcânica.

“É muito importante desenvolver áreas da ciência que diferenciem a nossa Região no contexto científico internacional, como a Climatologia e a Vulcanologia”, afirmou Fausto Brito e Abreu, em declarações no final das duas visitas.

Para o Secretário Regional, “os projetos que se desenvolvem na Graciosa são extremamente interessantes para estas áreas, podendo criar pontes entre elas e novos projetos multidisciplinares, para além de serem relevantes para a vigilância de desastres naturais”.

Anexos:
2014.11.19-SRMCT-EstaçõesGraciosa.mp3

GaCS

Sem comentários: