sábado, 22 de novembro de 2014

Fátima Amorim congratula-se com posições da AREV em defesa do setor vitivinícola na Europa

A Diretora Regional do Desenvolvimento Rural destacou hoje, no Pico, a realização nos Açores, pela primeira vez, da reunião do Bureau Internacional da Regiões Europeias Vitícolas (AREV), congratulando-se com a consonância de posições alcançada “na defesa do setor vitivinícola na Europa”.

Fátima Amorim, que falava na conferência de imprensa para apresentação das conclusões da reunião, salientou que se encontraram consensos em questões como os direitos de plantação e a importância do Enoturismo.

A Diretora Regional manifestou ainda satisfação pelo reconhecimento público expresso pelo presidente do Bureau, Jean-Paul Bachy, relativamente ao trabalho de preservação da paisagem e cultura da vinha do Pico.

“Conhecer a nossa realidade, as nossas características, para nós é uma mais-valia”, afirmou Fátima Amorim, frisando que o Governo dos Açores está empenhado na dinamização do setor vitivinícola, apoiando os vitivinicultores através de vários regimes de apoio, como o VITIS, e as adegas, através do Programa de Desenvolvimento Rural.

“Aquilo que nós queremos atingir no setor é o aumento da área de vinha, o aumento da produção de vinho e a melhoria da qualidade dos nossos vinhos”, frisou.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente tem em implementação um plano de ação para recuperar, preservar e incentivar, de forma integrada, o aproveitamento de todo o potencial de riqueza da paisagem da vinha e da produção de vinho no arquipélago.

Este plano, que concretiza a medida 'Potenciar o Setor Vitivinícola', no âmbito da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, contribui para a criação de postos de trabalhos relacionados direta ou indiretamente com a atividade vitivinícola nos Açores.

Além de cursos de formação, planeados de acordo com as necessidades de cada ilha, estão em curso projetos para facultar aos empresários que apostarem na revitalização das vinhas material vegetativo das castas tradicionais dos Açores.



GaCS

Sem comentários: