segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Observatório da Juventude dos Açores reúne especialistas para debater os desafios dos jovens nas regiões europeias

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, e a Universidade dos Açores, através do Centro de Estudos Sociais, promovem a 4 e 5 de dezembro, em Ponta Delgada, a realização de um colóquio internacional sobre “Os desafios da juventude nas Regiões Europeias”.

A reunião, que terá lugar na Universidade dos Açores e será aberta pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Isabel Rodrigues, realiza-se no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores (OJA).

Neste encontro, participam vários especialistas nacionais e estrangeiros, que vão debater e refletir sobre a congruência das políticas públicas para a juventude com as principais aspirações dos jovens, confrontados com um contexto social, económico e cultural em profunda mutação.

Maria Manuel Vieira, coordenadora do Observatório Permanente da Juventude (OPJ), socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, vai apresentar o tema “Juventude(s) e escolhas de futuro: do risco ao arriscar”, enquanto Rui Bettencourt, Secretário-Geral do Programa de Mobilidade Profissional da Assembleia das Regiões da Europa, Eurodisseia, fará uma intervenção intitulada “Os jovens ainda podem moldar a Europa do século XXI? Realidades regionais e desafios aos decisores de hoje para a Europa de amanhã”.

Entre os oradores convidados encontra-se também Karl-Heinz Wieland, Coordenador dos Programas Europeus de Mobilidade, que apresentará uma comunicação sobre o tema “Como podem os estágios europeus contribuir para encontrar trabalho de longo prazo na Europa Central?”, e Beat Rohner, Presidente da Youth Regional Network da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), uma rede regional de organizações de juventude, que apresentará o tema “Desafios da Juventude nas Regiões da Europa: na perspetiva do especialista”.

Os trabalhos incluem ainda uma comunicação de Rolando Lalanda, Coordenador Executivo do Observatório da Juventude dos Açores e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, sobre “Trajetórias profissionais dos jovens açorianos”, e outra de Pina Lalli, da Universidade de Bolonha, que abordará o tema “Os jovens e as suas representações mediáticas”.

Este colóquio internacional destina-se a profissionais que trabalham na área da juventude e a todos os interessados nas áreas da juventude, acesso ao mercado de trabalho, formação, mobilidade internacional, comunicação, cidadania e transformações sociais.


GaCS

Sem comentários: