sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Região tem novo Plano de Prevenção e Combate à Violência Doméstica

O II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014-2018 foi hoje apresentado, em Ponta Delgada, numa iniciativa da Secretaria Regional da Solidariedade Social que contou com a presença dos parceiros envolvidos.

Andreia Cardoso salientou que a segunda edição deste plano surge para dar continuidade à implementação de uma política concertada e estruturada de combate à violência doméstica e de género, “assumida desde o início da legislatura como uma prioridade”.

“Queremos uniformizar os instrumentos de trabalho, transversais a todas as entidades envolvidas na implementação do plano, com vista à consolidação do trabalho em rede em toda a Região”, salientou a Secretária Regional, alertando para a necessidade de envolvimento dos vários parceiros para garantir o sucesso do plano.

O documento, organizado em torno de quatro grandes áreas de intervenção estratégica, contempla 40 medidas a implementar ao longo do período de vigência do plano, que pretendem não só dar continuidade à primeira edição deste documento, como redirecionar a nova estratégia em função de áreas identificadas como prioritárias, nomeadamente a atenção a públicos-alvo particularmente vulneráveis, o estabelecimento de parcerias com municípios, agentes culturais e desportivos e a contínua formação dos profissionais que trabalham nesta área.

“A violência doméstica é abominável e indesculpável”, frisou Andreia Cardoso, reafirmando que a ambição do Governo dos Açores é a erradicação de todas as formas de violência doméstica e de género.

O plano hoje apresentado resulta de um trabalho de avaliação da primeira edição do documento, realizado no decorrer do ano de 2013, que contou com contributos dos parceiros da primeira estratégia, bem como das instituições que participaram na operacionalização da estratégia nos próximos quatro anos.


Anexos:



GaCS

Sem comentários: