sábado, 22 de novembro de 2014

Vitorino Nemésio é “um dos melhores hinos dos Açores”, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, na Horta, que Vitorino Nemésio, autor do romance ‘Mau Tempo no Canal’,  “é um dos melhores hinos dos Açores”.
Avelino Meneses, que falava sexta-feira na sessão comemorativa do 70.º aniversário da primeira edição daquela obra literária, recordou que, em 1932,  no âmbito das comemorações do quinto centenário do descobrimento dos Açores, Vitorino Nemésio foi, “a partir da sua própria experiência de ilhéu afastado das ilhas, o inventor da Açorianidade”, que considerou ser “o misto de isolamento e mundividência mais apropriado à definição do nosso caráter que transborda de variedade”.

“Um isolamento que resulta do afastamento dos continentes e da descontinuidade das ilhas, ou seja da condição da geografia, e uma mundividência que decorre da função de elo da correlação  transatlântica, isto é, do sentido da história”, acrescentou Avelino Meneses, salientando que, em 1944, Vitorino Nemésio, com o romance ‘Mau Tempo no Canal’, deu à estampa “uma das expressões máximas da Açorianidade”.

Para o Secretário Regional, “os Açores todos estão num livro que, aparentemente, só trata de uma parte do arquipélago, a saber deste triângulo Faial, Pico e S. Jorge, com um pouco de Angra, mas talvez onde a proximidade das ilhas e dos lugares confere maior evidência a essa tal Açorianidade”.

Na sua intervenção, Avelino Meneses destacou a figura de Nemésio como poeta, romancista, historiador da cultura, ensaísta, professor e académico, “dono, à luz dos géneros tradicionais, de uma obra muito variada, mas invulgarmente coesa e una”, o que o coloca como “um dos mais representativos vultos culturais da nossa contemporaneidade”.

Nesta sessão comemorativa promovida pelo Governo dos Açores, que decorreu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, participou como conferencista convidado António Machado Pires, antigo Reitor da Universidade dos Açores e um dos mais conceituados estudiosos de Vitorino Nemésio.

As comemorações do 70º aniversário da primeira edição de ‘Mau Tempo no Canal’, além da conferência e de uma exposição bibliográfica, organizada conjuntamente pela Biblioteca Pública e pelo Museu da Horta, incluíram ainda a projeção do filme ‘Mau Tempo no Canal’, do realizador José Medeiros.

Anexos:Fotos: GaCS/HO
2014.11.21-SREC-VitorinoNemésio.mp3

GaCS

Sem comentários: