sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Avelino Meneses afirma que os jovens merecem reconhecimento quando evidenciam talento

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os jovens “são merecedores de reconhecimento, quando evidenciam talento, e de estímulo, para que lutem e não desistam”, frisando que “a juventude é o futuro”.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de atribuição do Prémio de Pintura António Dacosta, salientou a importância deste galardão ter sido atribuído a uma jovem, “acima de tudo, porque nesta sociedade mais envelhecida nem sempre sobejam as oportunidades para os mais novos”.

O prémio foi entregue à artista plástica açoriana Catarina Vieira Pereira, que venceu a primeira edição deste galardão com a obra intitulada ‘Renascimento ou Cadáver IV’.

O júri, constituído pelos artistas plásticos Maria José Cavaco e José Nuno da Câmara Pereira e pelo crítico de arte António Pinto Ribeiro, decidiu por unanimidade atribuir o prémio a esta obra, destacando, entre outros aspetos, “o facto de a artista recorrer a um processo inovador na produção da obra e na ousadia do formato”, salientando ainda que a obra premiada “revela qualidades plásticas consideradas relevantes numa artista em início de carreira”.

O quadro premiado poderá ser visto, em breve, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas dos Açores, na Ribeira Grande, onde estará exposto, sublinhou o Secretário Regional, defendendo que este centro deverá estar atento ao “estabelecimento de uma correlação com estruturas do mesmo tipo de dentro e de fora da Região”.

Na sua intervenção na cerimónia, o Secretário Regional considerou que o pintor que dá nome ao prémio “foi um expoente máximo da pintura surrealista portuguesa, para além de ter sido crítico de arte e poeta”.

“Foi sempre um pintor das ilhas, como se deduz, aliás, da análise da sua pintura, que retrata temas do Espírito Santo e das touradas à corda”, referiu Avelino Meneses, acrescentando que o galardão, de carácter bienal, foi instituído precisamente para “promover artistas dos Açores e para valorizar a cultura da Região no domínio das artes plásticas, concretamente no campo da pintura”.

Avelino Meneses revelou ainda que, em 2015, terá lugar a atribuição de mais prémios, nomeadamente o Prémio Canto da Maia, que distinguirá trabalhos na área da escultura.


Anexos:
2014.12.19-SREC-PrémioPinturaAntónioDacosta.mp3

GaCS

Sem comentários: