quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Governo dos Açores lança concurso para apoio financeiro a centros de investigação científica

O Governo Regional abriu hoje um concurso para apoiar o funcionamento dos centros de investigação científica da Universidade dos Açores.

“O concurso, com um financiamento global de 150 mil euros, arranca hoje e está aberto aos 13 centros de investigação científica da Universidade dos Açores”, afirmou o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Fausto Brito e Abreu salientou que, em 2013, o Executivo atribuiu 69 mil euros a nove centros de investigação da Universidade dos Açores, frisando que “este ano o valor dos apoios mais do que duplica, o que demonstra o esforço do Governo em garantir a sustentabilidade e o crescimento dos centros de investigação, dotando-os de melhores condições para o desenvolvimento de projetos científicos e para acolherem investigadores”.

O Secretário Regional, que visitou terça-feira o Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, em Ponta Delgada, abordou com os investigadores “o plano que o Governo tem para o próximo ano para a abertura de candidaturas a bolsas de formação avançada e a financiamento de projetos de investigação”.

“Foi interessante ver que, também na área das Ciências Humanas, o aspeto mais importante para os nossos cientistas é a previsibilidade dos apoios financeiros, mais do que o montante exato, ou seja, é saber quando podem contar com o apoio ao financiamento do centro ou à entrada de novos bolseiros", frisou Fausto Brito e Abreu.

"Essa é uma opinião que é mais ou menos generalizada entre os investigadores da Região. O Governo tem dado ouvidos a esse conselho e tentará criar um calendário previsível de apoios", acrescentou.

O Secretário Regional frisou que “o Governo dos Açores aumentou em cerca de 75% o orçamento anual previsto para apoios à Ciência em 2015”, salientando ainda que, “para além destes apoios aos centros, estão previstas outras formas de financiamento da investigação científica na Região”.

Fausto Brito e Abreu evidenciou o trabalho desenvolvido pelo Centro de História d'Áquém e d'Além-Mar, que se dedica à História da Região e "tem investigação muito relevante".

“O Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar é a prova de que na Universidade dos Açores não existem apenas ciências ditas exatas, temos também investigação de grande calibre na área das ciências humanas e sociais”, afirmou.

Os centros de investigação científica da Universidade dos Açores podem candidatar-se a estes apoios do Governo Regional até 17 de janeiro de 2015.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: