quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Luís Cabral anuncia regime de convenção de consultas presenciais e por telemedicina

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em Santa Cruz da Graciosa, a realização de convenções com médicos para realização de consultas, reforçando a oferta disponibilizada com a deslocação de especialistas às ilhas do arquipélago dos Açores que não possuem hospital.

“Este regime de convenção poderá ser concretizado através da deslocação dos médicos às unidades de saúde para consultas presenciais ou através da telemedicina, sendo igual o preço a pagar por consulta”, afirmou Luís Cabral.

O Secretário Regional esteve hoje reunido com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, que foi a primeira da Região a avançar com esta possibilidade, estando já publicadas convenções para a realização de consultas nas especialidades de Urologia, Pneumologia e Dermatologia.

Na especialidade de Dermatologia já foi manifestado o interesse de uma médica do continente, que fará todas as triagens de consultas nesta especialidade com as unidades de saúde da Região, um modelo que, segundo Luís Cabral, "em breve se poderá alargar a outras áreas”.

Luís Cabral considerou que esta solução tem vantagens para as unidades de saúde e para os médicos, que podem acertar as deslocações em função das reais necessidades e, ao mesmo tempo, incentiva o uso da telemedicina, agora com plataformas de trabalho mais modernas e eficazes.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que "a principal vantagem será, naturalmente, para as pessoas, que passam a ter um acompanhamento mais frequente, em função da sua situação clínica, sem ter de deslocar-se do local onde residem e sem deixar de ter o apoio dos familiares”.

Este modelo poderá também ser utilizado por hospitais, através de convenções com médicos do exterior, também com recurso a regime de telemedicina ou consultas presenciais, em áreas em que não consigam dar resposta com recursos próprios.

Nesta deslocação à Graciosa, o Secretário Regional da Saúde esteve também presente na cerimónia de inauguração do Posto de Farmácia, a convite da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Luís Cabral aproveitou para agradecer a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo na abertura deste Posto de Farmácia, uma iniciativa que “vem trazer grandes benefícios à população da Graciosa”.

Nesse sentido, salientou “a satisfação das pessoas por poderem dispor de medicamentos que tinham dificuldade de adquirir”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional anunciou ainda que “está a ser preparada legislação” que permita facilitar e dar estabilidade à instalação de postos de farmácia, de modo a garantir uma solução rápida, no caso de surgirem situações semelhantes noutras localidades.



GaCS

Sem comentários: