sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Candidaturas ao Programa Estagiar EU abrem segunda-feira

Os jovens dos Açores podem candidatar-se a partir de segunda-feira, 26 de janeiro, ao Programa Estagiar UE, destinado a licenciados até 30 anos de idade, cujo regulamento foi hoje publicado em Jornal Oficial.

“O Estagiar UE é um programa de bolsas do Governo dos Açores que tem como objetivo incentivar e apoiar a frequência de estágios nas instituições europeias – na Comissão, no Parlamento ou noutras instituições e órgãos”, afirmou o Subsecretário Regional para as Relações Externas, acrescentando que esses estágios “devem decorrer em Bruxelas, em Estrasburgo ou no Luxemburgo e ter uma duração até seis meses”.

Rodrigo Oliveira salientou que “o Governo pretende promover o interesse e o conhecimento direto pelos jovens sobre o que se passa e o que é feito nos principais centros de decisão europeus".

Este programa de bolsas promove ainda uma aproximação dos Açores à Europa, “preparando também a Região para que continue no futuro a defender os seus interesses externamente”.

Nesse sentido, a Resolução do Conselho do Governo hoje publicada refere que o Estagiar UE visa “promover um maior conhecimento da organização e funcionamento da União Europeia” e “reforçar as competências socioprofissionais dos jovens licenciados açorianos, em particular no âmbito das temáticas e processos de decisão europeus”.

A bolsa terá um valor de 800 euros mensais para estágios remunerados pelas instituições promotoras e de 1.500 euros mensais para estágios não remunerados, além do pagamento de uma viagem de ida e volta a partir dos Açores, podendo ser atribuídas até quatro bolsas em 2015.

“Este é um programa extremamente apelativo e interessante para os nossos jovens que, para além da experiência e da valorização pessoal e profissional, têm aqui um incentivo e um apoio por parte do Governo Regional, por exemplo de uma bolsa de 800 euros mensais, que acresce ao valor que é atribuído pelas instituições, que ronda em alguns casos os 1.000 ou 1.200 euros”, frisou Rodrigo Oliveira.

De acordo com o Regulamento, o acesso aos estágios abrangidos por este programa decorre nos termos estabelecidos pelas instituições que os promovem, devendo as candidaturas ao Estagiar UE ser formalizadas junto do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas num prazo de 15 dias úteis após notificação da admissão a estágio.

Mais informações sobre o Programa Estagiar UE e os diferentes estágios disponíveis nas instituições da União Europeia podem ser consultadas na página do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas do Portal do Governo dos Açores, no endereço eletrónico www.azores.gov.pt.


Anexos:
2015.01.23-SsRPRE-ProgramaEstagiarEU.MP3
GaCS

Sem comentários: