sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Concurso CanSat Açores 2015 divulga tecnologias espaciais nas escolas da Região

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou hoje que o concurso CanSat é um “contacto importante” dos alunos e professores das escolas dos Açores com um projeto aeroespacial que “reproduz um cenário real de operação”.

Nelson Simões falava na Escola Profissional de Capelas, em S. Miguel, na sessão de abertura do curso de formação para os professores que integram as equipas das 16 escolas do arquipélago que concorreram ao CanSat Açores 2015.

Este concurso, integrado no programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), é orientado para alunos do ensino secundário e profissional, tendo como objetivo a construção de um modelo funcional de um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante.

O curso de formação para os professores, que decorre até sábado, terá lugar na Escola Profissional de Capelas, no Observatório Astronómico de Santana e no Aeroporto João Paulo II.

Técnicas aeroespaciais, tecnologia de paraquedas, mecânica de materiais, lançamento de foguetões, telemetria e antenas e soldadura em eletrónica são algumas das matérias que fazem parte desta formação, ministrada por seis técnicos especializados, orientados por um Comandante da TAP.

Nelson Simões revelou que esta formação termina com um voo de ensaio do CanSat a bordo de um avião.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que “os Açores já têm muita tradição nestes concursos”, frisando que “nas equipas a concurso estão integrados os professores que foram vencedores do concurso europeu do CanSat 2013”.

“Este concurso representa o esforço que os Açores têm feito nas tecnologias do espaço e mostra as potencialidades que a Região tem neste tipo de tecnologia”, afirmou Nelson Simões, acrescentando esperar que o CanSat Açores 2015 seja “um sucesso”.

“É muito importante que os estudantes desde tenra idade fiquem motivados para desenvolver este tipo de atividades relacionadas com o espaço”, sustentou o Diretor Regional.

A final do CanSat Açores 2015 realiza-se na ilha de Santa Maria, a 18 e 19 de abril, garantindo a equipa vencedora deste concurso de âmbito regional um lugar no CanSat nacional, agendado para o início de maio.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: