terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"FalARTE de Dacosta" no Museu de Angra do Heroísmo

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, assinala sábado, 31 de janeiro, pelas 15h00, o encerramento da exposição António Dacosta (1914-1990) – Um Pintor do Século XX, com a apresentação de uma comunicação intitulada "FalARTE de Dacosta, Discurso e Iconografia", por Maria Assunção Melo.

A comunicação aborda a coerência do discurso expositivo deste artista açoriano, explicitando alguns elementos iconográficos recorrentemente representados nas suas obras, tais como as lembranças da ilha e o culto do Espírito Santo.

Neste sentido, serão recordados os primeiros passos na ilha Terceira, de onde Dacosta é natural, a introdução do surrealismo em Portugal, o afastamento e o regresso fulgurante à pintura, numa abordagem que parte de dados biográficos para clarificar opções temáticas expressas ao nível da pintura.

Esta iniciativa integra-se no programa de dinamização de várias exposições de pintura que integram o Plano de Atividades do Museu de Angra do Heroísmo para 2015, pretendendo contribuir para a formação artística dos públicos, de modo a facilitar a perceção e apreciação estética da arte contemporânea.

Maria Assunção Melo, licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com Pós-Graduação em História da Arte Contemporânea, realizou diversos trabalhos de investigação e de crítica de arte, com destaque para o livro "António Dacosta, a Clarividência da Saudade", publicado pelo Governo dos Açores em novembro de 2014.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: