quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Luís Neto Viveiros anuncia realização regular de fóruns de discussão na fileira do leite

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores vai, com “frequência” e regularidade, promover “fóruns de discussão” que congreguem os representantes de toda a fileira do leite, desde a produção, à indústria e comercialização.

Esta iniciativa visa “acompanhar, de perto, a evolução do mercado", mas também permitir "desencadear as medidas que, a cada momento, se evidenciarem mais prementes”, afirmou Luís Neto Viveiros, em declarações à margem da reunião do Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Para o Secretário Regional, o desafio colocado pela atual situação do mercado do leite “não é um problema dos produtores, não é um problema dos industriais ou de quem comercializa, é um problema dos Açores, que todos, certamente, seremos capazes e à semelhança do que tem sido acontecido noutros momentos da nossa vida [coletiva], ultrapassar com sucesso”.

Face “ao final do regime das quotas e ao atual embargo russo”, Luís Neto Viveiros reiterou a aposta numa melhor “valorização dos produtos” lácteos regionais no exterior, para a qual, acrescentou, contribuirá a utilização da Marca Açores, recentemente aprovada em Conselho de Governo.

O Secretário Regional assegurou, no entanto, que o Governo dos Açores, além de ter inscrito esta temática na agenda da XX Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, que se realiza no próximo mês, em Guadalupe, vai manter o esforço de pressão junto dos Estados Membros e da Comissão Europeia na defesa de um apoio adicional à produção de leite regional.
Nesse sentido, afirmou, já foi endereçado um convite ao novo Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, para visitar o arquipélago e “se aperceber, in loco, daquilo que é a forma de produzir nos Açores”.
Relativamente ao Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Neto Viveiros registou a participação ativa dos cerca de 40 conselheiros numa reunião que se prolongou durante toda a tarde, destacando “a abrangência geográfica e representativa” deste órgão consultivo.

“Falamos do leite, falamos da carne, falamos da diversificação, falamos das florestas, falamos de tudo aquilo que tem a ver com a agricultura nos Açores, desenvolvendo e aprofundando aqueles que são os temas mais atuais,” realçou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: