terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Museu do Pico acolhe apresentação de obras no âmbito do "Montanha Pico Festival"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promove, a 17 de janeiro, a apresentação da obra "Outros Contos da Montanha", de Isabel Mateus, e, a 24 de janeiro, "Lanzarote: A Janela de Saramago", de João Vilhena.

A apresentação destas obras integra-se no âmbito do “Montanha Pico Festival”, evento que decorre até 30 de janeiro, numa organização da associação picoense Miratecarts.

Isabel Maria Fidalgo Mateus, doutorada em Literatura Portuguesa na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, onde reside desde 2001, procura ao longo de 36 contos mostrar a montanha e os seus habitantes, o património, os usos e costumes, as tradições e a história.

"Outros Contos da Montanha" é o retrato de uma aldeia de uma comunidade rural portuguesa do interior, que sofreu e sofre com as problemáticas do despovoamento e das migrações transoceânicas e intra-europeias.

Esta obra representa o que Miguel Torga definiu como sendo a ruralidade, pois todas as personagens interagem realçando a eternidade dos valores humanos e a responsabilização social e de entreajuda, que urge preservar.

Por sua vez, "Lanzarote: A Janela de Saramago" é um diário/caderno de notas sobre o olhar sensorial e apaixonado do escritor José Saramago, visto e filtrado pelo olhar de um fotógrafo que, em 1998, esteve em Lanzarote para o retratar e que, 15 anos depois, regressa para capturar novas imagens e sentir o que aquela terra, no meio do oceano, representou para o único Prémio Nobel de Literatura de língua portuguesa.

Estes eventos terão lugar pelas 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com entrada gratuita.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: