sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

“O tempo é de ação e não de conversa” sobre as Lajes, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje, na Horta, que já indicou o representante da Região para o Grupo de Trabalho proposto pelo Governo da República para estudar os impactos da redução norte-americana na Base das Lajes, mas clarificou que este grupo já deveria ter sido constituído.

“Este é o tempo de ação e não de conversa”, depois do Departamento de Defesa dos Estados Unidos ter confirmado, recentemente, a decisão de manter o plano inicial de redução do contingente militar e civil na base da ilha Terceira, afirmou Vasco Cordeiro, numa intervenção na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No plenário, o Presidente do Governo salientou que já indicou o Vice-Presidente como representante dos Açores neste Grupo de Trabalho, uma vez que estarão em análise, entre outras, matérias no domínio económico, de fundos e da política de incentivos.

“Vamos ser claros. Se havia que constituir um Grupo de Trabalho, seria mais útil e mais importante se tivesse sido feito antes e não agora. Agora é tempo de ação e é nisso que o Governo dos Açores está a trabalhar e a convocar o esforço de todos os intervenientes, a nível nacional e com o relacionamento com os EUA”, disse.

 “Vamos fazer parte do Grupo de Trabalho? Vamos. Já indicamos um representante? Já, o senhor Vice-Presidente do Governo, em função das matérias que serão tratadas. Achamos que esse Grupo de Trabalho vem tarde? Achamos que já deveria ter sido constituído. O Governo dos Açores tem um Plano de Revitalização Económica e está em fase final de conclusão? Tem e está”, clarificou.

Vasco Cordeiro recordou ainda que, no âmbito da visita do Primeiro-ministro aos Açores, que decorreu em outubro, o Governo dos Açores propôs a criação de um Plano de Revitalização Económica para a Terceira.

O Presidente do Governo adiantou também que, até à semana passada, após o anúncio da decisão norte-americana, o Governo dos Açores não teve nenhum contacto da parte do Governo da República para avançar com este Grupo de Trabalho.

Anexos:
2015.01.16-PGR-BaseLajes.mp3

GaCS

Sem comentários: