terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Vasco Cordeiro incentiva parceria para que os Açores vençam o desafio das quotas leiteiras

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje, em Ponta Delgada, uma “forte parceria” entre a produção, a transformação e a comercialização no sentido de permitir que a Região vença os desafios que resultam do fim do regime de quotas leiteiras.

“Interessa que se tenha consciência que estes desafios não podem ser vencidos sem ser num ambiente de forte parceria, diria até cumplicidade entre a produção, a transformação e a comercialização. Não há outro caminho! A evolução que o setor teve conduz a que, de forma particularmente notória, a sua força esteja assente nestes três pilares. Se falhar um, o setor não avança”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava na apresentação do programa 'Leite de Vacas Felizes – Puro Leite de Pastagem', promovido pela BEL Portugal, defendeu que este clima de parceria e de cooperação é tão mais importante quanto a complexidade dos tempos atuais e a tensão que os mesmos colocam na relação entre essas três componentes. 

“Estamos convictos que são do passado posturas que, desde logo no setor dos laticínios, pretendem sacrificar muitos para que poucos se salvem. Que parecem esquecer as redes de interdependência que existem e que obrigam a um cuidado acrescido, sobretudo face aos desafios que vivemos”, frisou Vasco Cordeiro, ao salientar que isso é válido para São Miguel, para a Terceira ou para qualquer outra ilha da Região.

Para o Presidente do Executivo, a sustentabilidade do modo de produção açoriano, uma das suas grandes mais-valias, não pode estar dissociada da responsabilidade e sustentabilidade social de todo o setor e do comportamento de cada um dos seus protagonistas.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro reforçou, ainda, que todos devem encarar a abolição do regime de quotas não como uma inevitabilidade sem resposta possível, mas sim como uma oportunidade para os Açores vingarem num mercado com novos contornos.

“O Governo dos Açores mantém, e mantém-se, na luta face a uma decisão da União Europeia que, tal como está, não tem em conta a situação de economias como as das Regiões Ultraperiféricas e, em particular, de regiões como os Açores”, garantiu Vasco Cordeiro, ao assegurar que o Executivo pretende manter essa posição reivindicativa junto das instâncias comunitárias.

Esta é, assim, uma importante matéria que o Governo dos Açores quer ver inscrita na agenda de trabalhos da XX Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, que decorrerá a 5 e 6 de fevereiro, na região francesa da Guadalupe.

“Defendemos, nesse âmbito, que o programa POSEI deverá consagrar um envelope financeiro complementar para o setor leiteiro das Regiões Ultraperiféricas, tendo em vista a compensação do impacto da liberalização e considerando que grandes países produtores, ao contrário de Portugal – face aos efeitos do embargo da Federação Russa – têm capacidade para criar mecanismos de compensação para os efeitos da descida do preço do leite aos produtores”, anunciou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, que os esforços do Governo neste assunto não se esgotam na componente externa, já que tem sido desenvolvido um trabalho constante com todos os intervenientes neste setor, desde a produção à indústria, que souberam utilizar de modo eficiente os recursos e mecanismos que a Região alocou ao setor ao longo dos últimos anos.

“Entre 2007 e 2013, os investimentos efetuados na modernização das explorações agropecuárias açorianas representaram cerca de 80 milhões de euros”, salientou Vasco Cordeiro, recordando ainda que foi canalizado um significativo volume de fundos comunitários que permitiu gerar um investimento superior a 90 milhões de euros na modernização do setor agroindustrial.

“Este foi um trabalho que não descurou a componente da infraestruturação agrícola, através da disponibilização às explorações de energia, de água e de acessos, mas que o Governo dos Açores quer continuar a desenvolver, porque tem a consciência que, nesta matéria, ainda é necessário trabalhar mais”, afirmou Vasco Cordeiro.

Nesse sentido, o Governo inscreveu na Carta Regional das Obras Públicas investimentos para esta legislatura num montante superior a 30 milhões de euros, que vão contribuir para uma maior qualidade e para reforçar a competitividade das explorações, por via da redução de custos de produção.

Com o objetivo de afirmar os valores e a qualidade dos Açores, dentro e fora da Região, o Presidente do Governo anunciou que será aprovada já esta semana, no Conselho de Governo que terá lugar na ilha do Faial, a estratégia de operacionalização, a identidade visual e a assinatura da marca única e transversal a toda a produção regional – a Marca Açores –, que se pretende vir a constituir uma insígnia global de referência, tendo em vista induzir valor acrescentado aos bens e serviços açorianos, aumentando a sua competitividade nos mercados em que estão disponíveis.

“Porém, todo este trabalho só será eficaz se se fizer a alteração decisiva nesta fileira, olhando para a nossa dimensão num mercado aberto e perceber que só se conseguirá ganhar terreno se os nossos produtos forem diferentes do que fazem os outros, através da qualidade”, afirmou Vasco Cordeiro.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: