segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Governo dos Açores adjudica obra da Casa dos Fósseis, em Santa Maria

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, procedeu à adjudicação, por cerca de 335 mil euros, da empreitada de construção da Casa dos Fósseis, no Centro Histórico de Vila Porto, em Santa Maria, à empresa Marques, S.A..

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, tem um prazo de execução de 10 meses e prevê a construção de um edifício que integre um espaço expositivo destinado à promoção e divulgação do rico espólio e património geológico e paleontológico de Santa Maria, ilha onde se encontra a maior jazida de fosseis a céu aberto do Atlântico Norte.

Esta obra insere-se no contexto dos projetos de criação da Rota dos Fósseis e de classificação de Santa Maria como o primeiro Paleoparque de Ilha do mundo.

O projeto da Rota dos Fósseis, que já está a ser implementado, visa disponibilizar, com critérios científicos e adaptados ao Turismo de Natureza, cinco trilhos de grande importância paleontológica e evolutiva da ilha de Santa Maria, facultando um aproveitamento sustentável da biodiversidade e geodiversidade desta ilha.

O Governo dos Açores, tendo em vista o integral aproveitamento do potencial do património paleontológico de Santa Maria, projetando a ilha no contexto internacional, está a desenvolver o seu processo de classificação como paleoparque, em colaboração com a Universidade dos Açores e com a IPA (International Palaeontological Association).

Pretende-se com esta classificação criar um produto diferenciado e que funcione como um importante complemento à oferta turística já existente em Santa Maria, aumentando a sua competitividade no contexto regional.



GaCS

Sem comentários: