sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Luís Cabral defende um sistema de saúde público bom, universal e tendencialmente gratuito

O Secretário Regional da Saúde defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, um sistema regional de saúde público, financiado pelos impostos e que garanta uma acessibilidade tendencialmente gratuita a todos os Açorianos.

Luís Cabral, que falava aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa onde foi analisada uma proposta apresentada pelo PSD/Açores para revogar a Portaria 52/2014 que alterou o regime dos reembolsos na saúde, afirmou que o Executivo pretendeu manter um regime que não existe a nível nacional e que garante uma resposta alternativa de acordo com a livre escolha do utente.

Nos casos em que ainda não há resposta adequada por parte do Serviço Regional de Saúde, Luís Cabral frisou que o apoio do sistema privado é fundamental, através das convenções que a Secretaria Regional da Saúde tem vindo a estabelecer.

“Já existem mais de 48 convenções nas diferentes áreas e nas diferentes unidades de saúde e pretendemos aumentá-las, dentro daquilo que são as necessidades do sistema público”, afirmou.

Luís Cabral salientou que o sistema de saúde que a Secretaria Regional tem desenhado “é baseado nos médicos de família e nos cuidados de saúde primários” e tem “as suas regras de acessibilidade exatamente para proporcionar um cuidado mais diferenciado à população através dos próprios médicos de família com a necessária referenciação às especialidades hospitalares”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: