segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Museu Carlos Machado inaugura exposição “Natureza em Diálogo”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, inaugura sexta-feira, 27 de fevereiro, às 18h00, a exposição temporária intitulada “Natureza em Diálogo”, no Núcleo de Santa Bárbara.

O Museu Carlos Machado, de acordo com o seu Diretor, Duarte Melo, elege, na sua programação para 2015, “como tema a Natureza, para divulgar e dar a conhecer o seu vasto espólio".

‘Natureza em diálogo’, segundo Duarte Melo, "é uma exposição que, de um modo próprio, interroga a relação que o Homem estabelece com a Natureza e identifica um pacto ou um compromisso com a história”.

A exposição, comissariada por Sílvia Massa, coordenadora da coleção de arte do Museu, é constituída por 90 peças pertencentes às várias coleções do acervo, agrupadas em três núcleos temáticos, intitulados “Apologia”, “Aparato e Boas-vindas” e “Transfigurações”.

O primeiro núcleo apresenta seis painéis temáticos que, segundo Sílvia Massa, consagram “o enaltecimento e elogio da Natureza”, apresentando obras de autores naturalistas, espécies de fauna e flora endémica, arte sacra e artefactos de etnografia regional.

O segundo núcleo é presidido pela natureza morta figurada num conjunto de pinturas produzidas em Portugal, entre o final do século XVIII e o início da década de 1940, nas quais “se transmite a sensação de lustro visual e boas-vindas”, incluindo ainda adereços artesanais tradicionais em paralelo com outros visualmente imponentes.

O terceiro núcleo, constituído essencialmente por arte visual produzida desde 1960 até à atualidade, permite “ver a multiplicidade de abordagens estéticas da arte nacional ao tema da Natureza através da abstração, da figuração de domínio surreal, do humor gráfico, do minimalismo, da inspiração naif e pop, entre outras correntes artísticas".

Neste núcleo, "a paisagem e os animais assumem-se intermediários no diálogo do artista com o mundo, sendo, por isso, providos de carga simbólica que traduz a visão subjetiva do autor sobre a sua época a qual, por vezes, é acompanhada de sentido irónico e crítico”, acrescentou Sílvia Massa.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: