quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Núcleo de Pescas da Horta terá cinco terminais de água e eletricidade em Março

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que as obras de instalação de água e luz no cais de acostagem da Horta, junto à lota e ao entreposto frigorífico, vão permitir "dar resposta a uma aspiração antiga dos pescadores da ilha do Faial e a um compromisso político do Governo”.

Fausto Brito e Abreu falava durante uma visita ao Núcleo de Pescas da Horta, onde está a decorrer a empreitada de instalação de cinco postos de fornecimento de água e eletricidade, num investimento de cerca de 40 mil euros.

“Estas obras estarão concluídas já no próximo mês e vão permitir melhorar as condições de trabalho dos pescadores no porto da Horta, onde operam cerca de 40 embarcações de pesca profissional”, frisou.

O Secretário Regional do Mar anunciou ainda que, “no próximo verão, os pescadores do Faial já vão poder contar com uma nova central de produção de gelo em escama", acrescentando que este investimento "ronda os 400 mil euros”.

A nova central terá uma produção diária de cerca de 15 toneladas de gelo, o que, salientou Fausto Brito e Abreu, "significa que a capacidade de produção praticamente duplicará”.

“Os três tanques de salmoura do entreposto frigorífico da Horta também foram alvo de uma reabilitação recente, para estarem operacionais na safra deste ano, tendo como objetivo a valorização do pescado capturado”, recordou o Secretário Regional.

“Com estas obras, o Governo dos Açores pretende que os pescadores tenham ao seu dispor as melhores condições de trabalho para que a atividade da pesca seja cada vez mais produtiva e rentável”, disse.

O Secretário Regional do Mar afirmou ainda que estão previstos em várias ilhas investimentos “importantes” na rede de frio, que considerou ser "fundamental para a desejada valorização do pescado e para o consequente aumento do rendimento dos pescadores”.

“A montagem das novas centrais de produção de gelo na Horta, na Madalena, na Praia da Vitória e em S. Mateus refletem o empenho do Governo dos Açores em cumprir as promessas feitas aos profissionais da pesca”, afirmou Brito e Abreu.

Anexos:
2015.02.26-SRMCT-ObrasNúcleoPescasHorta.mp3

GaCS

Sem comentários: