segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para Aquisição de Produtos dos Açores permitiu vendas de 2,5 ME em 2014, revelou Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores revelou hoje, em Ponta Delgada, que a venda de produtos regionais no âmbito do Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para Aquisição de Produtos Regionais aumentou 300 por cento em 2014.

Sérgio Ávila precisou que as vendas ascenderam a 2,5 milhões de euros, o que considerou um resultado “muito positivo” do programa que, conforme recordou, foi criado para “estimular o consumo” de produtos regionais “e, consequentemente, o retorno económico de todos os operadores que intervêm na sua produção e comercialização”.

O governante, que falava numa conferência de imprensa conjunta com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores para apresentação do Plano de Feiras e Missões de 2015 e do Catálogo dos Produtos dos Açores, revelou também que “as empresas que participaram no Plano de Feiras e Missões de 2014 fecharam o ano com um aumento global de 7,3 por cento das suas exportações, o que correspondeu a um crescimento de 12 milhões de euros do volume de vendas por parte da Região”.

Para Sérgio Ávila, trata-se de “uma prova inequívoca da mais-valia que representa esta estratégia de apoio à penetração das nossas empresas em mercados externos, como constitui, também, um incentivo a que prossigamos neste caminho”.

“Acreditamos que o Plano Anual de Feiras e Missões é um investimento que vem ao encontro das necessidades das empresas açorianas e a sua operacionalização irá, sem dúvida, contribuir efetivamente para o alargamento da base económica de exportação e, consequentemente, para o aumento da competitividade e produtividade do tecido empresarial açoriano”, afirmou.

Segundo o Vice-Presidente do Governo, setores como o da indústria da exploração da madeira e o do imobiliário, foram incluídos no plano e a aposta em 2015 passa também pela Europa e pela América do Norte como principais mercados de atuação externa.

Sérgio Ávila revelou que serão apoiadas participações de empresas açorianas em 15 eventos promocionais em que será dada ênfase à 'Marca Açores' como sinónimo de qualidade e de inegável importância para induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos.

Paralelamente, será promovida uma missão empresarial aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e organizada uma missão inversa, trazendo aos Açores importadores nacionais e internacionais, potenciais investidores e empresários que se revelem interessados nos produtos e serviços regionais.

Na sua intervenção, Sérgio Ávila anunciou também o lançamento do Catálogo dos Produtos dos Açores, que classificou de “importante utensilio de divulgação do que os Açores produzem de melhor” e mais uma de "um conjunto de medidas de apoio à exportação”.

O Catálogo dos Produtos dos Açores conta atualmente com a participação de 59 empresas, que nele expõem cerca de 800 produtos, mas o Vice-Presidente do Governo sublinhou que “nos Açores não existem só estas empresas ou só os produtos agora incluídos no catálogo”, desafiando os empresários que ainda não integram este catálogo a fazerem-no.

Sérgio Ávila realçou “a parceria que mais uma vez foi estabelecida com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores” e reiterou que o Governo acredita “na vontade e no querer dos agentes económicos dos Açores.”

“Temos mesmo provas de que as dificuldades momentâneas não são suficientes para quebrar a vontade empreendedora de que os Açores são exemplo nacional”, sublinhou, dando como exemplo dados recentes segundo os quais “os Açores continuam a registar a abertura de 4,1 empresas por cada uma que encerra a sua atividade, o que se traduz no melhor rácio, em todo o país”.

“A dinâmica e a tenacidade de que o setor empresarial dos Açores tem dado provas leva-nos a ter a certeza de que, juntos, iremos todos vencer os desafios que se nos apresentam e que o sucesso está ao nosso alcance”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.



GaCS

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