terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Respostas sociais só são eficazes com a conjugação de esforços, defende Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje, em Ponta Delgada, a necessidade de fazer convergir diferentes recursos e sinergias para que seja possível avançar na direção de formas novas e inovadoras de resposta às questões sociais.

Andreia Cardoso, que falava na apresentação do projeto de adaptação de um edifício da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada para instalação de uma nova creche, salientou a importância da convocação de todos os agentes sociais da comunidade, considerando “imprescindível a conjugação e articulação de esforços e de investimentos” para tornar eficaz a intervenção social.

“Este projeto resulta de uma clara articulação de esforços entre um conjunto de entidades e, portanto, mais do que criar redes, há que por a funcionar em rede e em articulação as instituições que trabalham para uma determinada comunidade”, destacou a Secretária Regional.

Este investimento do Governo dos Açores, num montante global de quase um milhão de euros, permitirá a instalação de uma creche com capacidade para mais 42 crianças, correspondendo a “uma expectativa legítima da instituição” e uma valência que vem dar resposta às famílias de um concelho que, embora tenha já superado os mínimos estabelecidos pelas orientações europeias, continua a ter necessidade desta resposta.

Andreia Cardoso enalteceu a “profícua” parceria entre o Executivo e a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, destacando o trabalho desenvolvido por esta instituição em prol da sua comunidade, mas também salientou o empenho dos trabalhadores e voluntários das centenas de Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes em todo o arquipélago.

A Secretária Regional recordou as profundas alterações a que os Açores têm assistido no plano social nas últimas décadas, frisando que são fruto de uma aposta clara do Governo dos Açores na valorização da condição humana e de promoção da cidadania.

“A realidade, de facto, é mais do que uma estatística e este projeto trata de oferecer uma resposta às necessidades das inúmeras famílias do concelho de Ponta Delgada, é isso que nos move a todos”, afirmou Andreia Cardoso.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: