quinta-feira, 19 de março de 2015

Base de Dados do Governo Regional sobre Ordenamento do Espaço Marítimo vai contemplar o Surf

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, na Ribeira Grande, que a identificação das zonas com alto potencial para o surf “é importante para serem tidas em conta na avaliação do impacto ambiental de futuras obras de intervenção da orla costeira”.

Fausto Brito e Abreu falava à margem de uma reunião com a Surfrider Foundation Europe, organização que requereu ao Governo dos Açores a inclusão das melhores zonas para surf numa base de dados sobre Ordenamento do Espaço Marítimo.

Esta organização vai apresentar o levantamento das zonas com alto potencial para a prática do surf no arquipélago.

O Governo Regional aceitou incluir o mapeamento de zonas com interesse para a prática de surf no seu sistema de informação geográfica para o Ordenamento do Espaço Marítimo.

“A informação ficará disponível numa plataforma online”, revelou o Secretário Regional do Mar, salientando que “através deste mapeamento, será possível cruzar a informação sobre áreas consideradas ideais para a prática de surf com áreas propícias para outras atividades, contribuindo para a gestão de conflitos na utilização de áreas marinhas”.

Fausto Brito e Abreu frisou o "caráter pioneiro” desta medida, que também servirá para “sensibilizar a população para a importância socioeconómica que a modalidade pode representar para a Região, estimulando novos fluxos turísticos”.

O Secretário Regional do Mar lembrou que “há cada vez mais surfistas a procurar as ondas dos Açores”, acrescentando que “futuramente, através de um sistema informático de consulta pública, os interessados poderão saber que zonas têm as melhores ondas da Região".

A Surfrider Foundation é uma organização não-governamental internacional dedicada à defesa do surf e à proteção dos oceanos e da orla costeira, que tem levado a cabo na Região várias campanhas de sensibilização ambiental.
Anexos:


GaCS

Sem comentários: