quarta-feira, 18 de março de 2015

Governo disponibiliza mais análises a cerca de 2.300 produtores de leite dos Açores

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através do IAMA, está a disponibilizar a 2.310 produtores de leite de S. Miguel, Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo os resultados de mais análises, com o objetivo de contribuir para a redução de custos e permanente melhoria da qualidade.

Os produtores, além dos resultados das análises que já recebiam diariamente, passaram este mês a ser informados, através de mensagem de telemóvel, do teor de ureia, das médias geométricas das células somáticas e da contagem microbiana de cada uma das amostras de leite recolhidas pelo SERCLA – Serviço de Classificação de Leite.
A disponibilização do parâmetro de ureia no leite proporciona aos produtores uma ferramenta extremamente útil para o controlo da proteína da dieta na alimentação das vacas leiteiras, que tem um impacto muito significativo nos custos de uma exploração.

A monitorização deste parâmetro, além dos benefícios para os produtores, também contribui para a diminuição dos níveis de azoto no solo, evitando assim sua lixiviação e, consequentemente, o impacto ambiental.

Por seu lado, a informação sobre as médias geométricas das contagens microbianas e das células somáticas permite que os produtores tenham imediato conhecimento desses valores, para mais rápida atuação no sentido de melhorar a qualidade do leite.



GaCS

Sem comentários: