quinta-feira, 19 de março de 2015

Governo dos Açores está interessado no desenvolvimento de projetos com a Turquia

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou hoje, em Ponta Delgada, o interesse do Governo dos Açores em aprofundar o desenvolvimento de projetos com a Turquia na área do Turismo e da Cultura.

Rodrigo Oliveira, que falava no final de uma audiência que concedeu a uma delegação da Agência de Cooperação da Turquia que se encontra de visita à Região, considerou importante o encontro, salientando que “reflete o estado de aproximação, de amizade e do trabalho que os Açores têm desenvolvido com as regiões turcas ao nível de associações europeias, como a Comissão das Regiões Periféricas e Marítimas (CRPM) ou a Assembleia das Regiões”.

A delegação turca era composta pelo conselheiro jurídico Mehmet Parlak, pelo engenheiro Celalettin Gungenci e pelo arquiteto Giray Yucel, integrando ainda Francisco Teves, Cônsul Honorário da Turquia nos Açores.

Durante a audiência foi trabalhada a possibilidade da assinatura de um memorando de entendimento com a Agência de Cooperação da Turquia que visa o desenvolvimento de projetos comuns e, em especial, a construção de um monumento de homenagem a um lutador turco do século XIX, Koca Yussuf, que terá morrido num naufrágio perto dos Açores.

“O Governo da Turquia pretende homenagear essa personalidade muito famosa da história turca e o Governo dos Açores tem todo o interesse em, aproveitando esta homenagem, reforçar os laços e possibilitar o desenvolvimento de outros projetos, nomeadamente na área do Turismo, com o reforço das ligações aéreas, e da Cultura”, frisou Rodrigo Oliveira.

Anexos:
2015.03.19-SsRPRE-AgênciaCooperaçãoTurquia.mp3

GaCS

Sem comentários: