quarta-feira, 25 de março de 2015

Governo dos Açores promove sessões temáticas sobre a criação de 'clusters' no âmbito da RIS3

O Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, promove, a partir de hoje, a realização de sessões temáticas sobre a criação de 'clusters' nas três áreas da Estratégia de Investigação e Inovação Para Especialização Inteligente dos Açores (RIS3).

Estas sessões, que arrancam esta quarta feira em Angra do Heroísmo, surgem na sequência dos seminários realizados em fevereiro e que permitiram uma primeira abordagem genérica à temática da criação de 'clusters' nas áreas da Agricultura, Pecuária e Agroindústria, das Pescas e Mar e do Turismo.

Dar a conhecer a importância do desenvolvimento de estratégias de eficiência coletiva de redes nos Açores, visando o aumento de escala das empresas, a articulação de ações de capacitação para a inovação e para a internacionalização e a inserção em plataformas internacionais de conhecimento, privilegiando atividades de interação entre o mundo empresarial e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Regional, foram os principais objetivos destes seminários.

A Direção Regional da Ciência e Tecnologia pretende agora com a realização de reuniões temáticas prosseguir com a implementação da primeira fase do processo de 'clusterização' na Região, através da formação de grupos de trabalho que mobilizem os principais agentes locais, nomeadamente empresários, investigadores, associações profissionais e entidades públicas, que possam fomentar o surgimento de novas estratégias nas áreas da RIS3 no arquipélago.

A sessão que hoje decorre a partir das 15h00 no auditório da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, é dedicada à criação de um 'cluster' de Agricultura, sendo abordada, a partir das 17h00, a criação de 'clusters' nas áreas do Mar e do Turismo.

Na quinta-feira, 26 de março, pelas 08h30, no mesmo local, realiza-se uma sessão sobre o programa Horizonte 2020, enquanto na Horta, no auditório do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, terá lugar uma reunião sobre a criação de um 'cluster' do Mar.

No dia 27 de março, sexta-feira, a Biblioteca Pública de Ponta Delgada acolhe, a partir das 09h30, sessões temáticas sobre a criação de 'clusters' nas áreas da Agricultura, do Mar e do Turismo e sobre o Horizonte 2020.

Ainda neste dia, realiza-se em Ponta Delgada uma reunião com os diretores regionais com competências nas áreas temáticas que constituem os eixos prioritários da Estratégia RIS3.



GaCS

Sem comentários: