sexta-feira, 20 de março de 2015

Luís Neto Viveiros assegura empenho do Governo em colaborar com todas as entidades para arborização de espaços públicos

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente participou hoje numa ação de plantação de árvores promovida pelo Lions Clube de Rabo de Peixe, no âmbito do Dia Mundial da Floresta, onde assegurou “todo o empenho do Governo dos Açores” para colaborar “em todas as iniciativas desta natureza” e para apoiar a arborização de espaços públicos em meio urbano.

Luís Neto Viveiros frisou que os 18 viveiros da Direção Regional dos Recursos Florestais produzem anualmente "cerca de dois milhões de plantios de criptomérias, cerca de meio milhão de plantios de plantas endémicas e, ainda, algumas dezenas de milhar de plantas ornamentais".

Em 2014, no âmbito da colaboração com as autarquias e com o propósito de promover a criação e requalificação de espaços verdes, foram disponibilizadas mais de 23 mil plantas em toda a Região para arborização, maioritariamente de espécies endémicas.

O Secretário Regional destacou o “significado” didático da ação promovida hoje pelo Lions Clube de Rabo de Peixe, bem como a colaboração da Junta de Freguesia, que irá cuidar do novo espaço verde localizado num bairro habitacional, apelando aos alunos da Escola Básica e Integrada da localidade para “transmitir” a importância da árvore e da floresta na qualidade ambiental e no bem-estar das populações.

Durante esta semana e até sábado, data em que se assinala o Dia Mundial da Floresta, estão a ser realizadas ações de sensibilização em todas as ilhas dos Açores, desenvolvidas em parceria com diversas entidades públicas e privadas.

As iniciativas inseridas no programa de comemorações envolvem cerca de 3.000 participantes em todo o arquipélago e incluem ações de sensibilização destinadas especialmente aos alunos das escolas da Região, tais como visitas a viveiros, palestras, 'peddy-pappers', plantação de endémicas e requalificação de recintos escolares com plantações diversas.

Têm ainda sido promovidas atividades dirigidas ao público em geral, como a divulgação das Reservas Florestais de Recreio, da flora e floresta endémica dos Açores e das várias áreas de intervenção dos Serviços Florestais de Ilha, como os viveiros florestais.



GaCS

Sem comentários: