quinta-feira, 26 de março de 2015

Novas instalações do Hospital de Santo Espírito permitiram aumento de mais de 1.000 cirurgias por ano, afirmou Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) registou "um aumento de cerca de mil cirurgias anuais" desde que, em 2012, ocorreu a transição para as novas instalações, melhoria que resultou do maior número de blocos operatórios que a nova infraestrutura veio disponibilizar.

“Regista-se, especialmente, um aumento nas cirurgias de ambulatório que ultrapassa os 50%, visto que, em 2012, se registava uma média de 500 cirurgias e, em 2014, foram realizadas mais de 1.200”, frisou Luís Cabral.

O Secretário Regional, que falava na cerimónia comemorativa do Dia do Hospital, salientou que este investimento e as alterações introduzidas nas infraestruturas cirúrgicas dos três hospitais da Região “estão a garantir hoje a maior produção programada cirúrgica de sempre”.

No que respeita a consultas externas, Luís Cabral destacou “mais um bom exemplo”, com o aumento de 59 mil consultas em 2011 para 74 mil em 2014, o que equivale a um crescimento de 25%.

“Este aumento, em conjugação com as medidas implementadas pelos conselhos de administração do HSEIT e da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, provocou um decréscimo de atendimentos no serviço de urgência do Hospital, na ordem dos cinco mil utentes, comparando os mesmos anos", afirmou.

Para o Secretário Regional, "esta diminuição é positiva e prova que a mensagem que alguns teimam em passar de que a acessibilidade ao Serviço Regional de Saúde está pior, é falsa”.

“Estes são exemplos reais de que temos crescido claramente no que respeita à capacidade de acompanhar as pessoas na sua situação de saúde”, acrescentou o Secretário Regional.

O Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira, inaugurado a 26 de março de 2012, comemorou hoje o aniversário da mudança para as novas instalações com a realização de várias atividades, num programa que culminou com a inauguração do museu deste hospital.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: