quarta-feira, 18 de março de 2015

Pescadores das Flores estão preparados para os desafios do setor, afirma Luís Costa

O Diretor Regional das Pescas afirmou que os pescadores da ilha das Flores "estão devidamente preparados" para enfrentar os desafios que se colocam ao setor, bem como para as "novas exigências que se impõem".

Luís Costa, que falava terça-feira nas Flores, no final de uma reunião com a Associação dos Pescadores Florentinos, frisou que os armadores desta ilha dos Açores "entendem que a forma de gestão das espécies com quota tem de ser alterada", acrescentando que "o desafio que se coloca não é o de pescar mais, mas sim o de valorizar o produto da captura".

O Diretor Regional salientou que a visita a esta ilha insere-se na "relação de proximidade" que o Governo dos Açores quer manter com as associações representativas dos vários operadores do setor das pescas, referindo que, neste caso concreto, a visita teve como objetivo inteirar-se das "questões que preocupam os pescadores das Flores, de forma a agilizar procedimentos e a melhorar o trabalho da frota de pesca" na ilha.

Nesse sentido, Luís Costa e a Associação dos Pescadores Florentinos analisaram as infraestruturas de apoio ao serviço da comunidade piscatória da ilha e fizeram um levantamento sobre a necessidade de realizar "pequenas reparações em alguns equipamentos localizados em portos de pesca".

"De um modo geral, todos os equipamentos ao serviço dos pescadores florentinos encontram-se em boas condições", afirmou o Diretor Regional, acrescentando que "será necessário instalar iluminação de apoio no Porto de Ponta Delgada, de modo a garantir melhores condições de segurança para a alagem das embarcações" neste porto da ilha das Flores.

Segundo Luís Costa, esta "é uma obra que será realizada brevemente".

Durante a visita às Flores, o Diretor Regional das Pescas procedeu ainda ao encerramento do Curso de Pescador que decorreu nesta ilha e que permitiu que mais 22 pessoas ficassem habilitados a exercer a sua profissão de pescador.



GaCS

Sem comentários: