quinta-feira, 30 de abril de 2015

Aberto concurso para corte, venda e reflorestação de lotes de madeira na ilha Terceira

O Governo dos Açores, no âmbito da medida de dinamização da fileira da madeira inscrita na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, abriu concurso para o corte, venda e reflorestação de oito lotes públicos na ilha Terceira.

Os cerca de 61 hectares colocados a concurso, predominantemente de criptoméria, eucalipto, acácia e incenso, estão localizados nos núcleos florestais da Serra de Santa Bárbara, da Serra das Quatro Ribeiras e das Fontinhas, inseridos no Perímetro Florestal da Ilha Terceira, e foram sujeitos a Estudo de Incidências Ambientais.

Um dos objetivos desta medida do Governo dos Açores é o de potenciar o surgimento de novos negócios na área da transformação e inovação associada à fileira da madeira na Região, dando, assim, sequência aos concursos já lançados na ilha de São Miguel.

Este aproveitamento de boa madeira de árvores em fim de vida é complementado com a replantação de matas públicas, contribuindo para a criação de postos de trabalho, diretos e indiretos, no setor privado, bem como para uma renovação ambientalmente sustentada das florestas da Região.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, tem sob sua gestão cerca de 1.200 hectares de áreas florestais na ilha Terceira, constituídas por matas regionais, do domínio privado da Região, e pelos baldios dos perímetros florestais.



GaCS

Sem comentários: