segunda-feira, 27 de abril de 2015

Açores passam a ter núcleo com capacidade para formar elementos das CPCJ, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Vila Franca do Campo, que a Região vai passar a contar com uma equipa multidisciplinar de apoio e habilitada a ministrar formação às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) instaladas no arquipélago.

Andreia Cardoso, que falava na sessão de abertura da sessão de formação dos formadores das CPCJ, frisou que, para o Governo dos Açores “era determinante estabelecer uma via" para que existam na Região elementos que possam "difundir informação e garantir formação e apoio aos elementos das comissões a nível local”.

Esta formação, promovida pelo Governo dos Açores em parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, conta com a presença de cerca de 20 elementos das várias entidades representadas nas comissões instaladas na Região e visa garantir formação regular na área da proteção da infância aos técnicos que integram as comissões.

“Esta é uma solução que funciona e que põe em articulação as diferentes áreas”, afirmou a Secretária Regional, salientando que a formação específica permitirá “um salto qualitativo nas respostas a dar a cada um dos problemas que se colocam a cada família e a cada criança”.

Andreia Cardoso acrescentou que o Governo dos Açores não se revê nas opções do Governo da República de desinvestir nas políticas de promoção da proteção da infância, num momento em que a conjuntura económica faz deste grupo etário o mais fragilizado.

“Não é compreensível e a Região não quer seguir este caminho, entendemos que o reforço tem que ser maior, principalmente nas competências de quem trabalha”, frisou a Secretária Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: