segunda-feira, 27 de abril de 2015

Anabela Isidoro destaca envolvimento do movimento escutista na preservação da natureza

A Diretora Regional dos Recursos Florestais salientou a importância dos princípios do movimento escutista para a preservação da natureza, numa intervenção nas comemorações do patrono mundial do escutismo, São Jorge, que juntou no fim de semana cerca de mil escuteiros na Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste.

O Núcleo de São Miguel do Corpo Nacional de Escutas comemorou o seu patrono com atividades de caráter ambiental no concelho do Nordeste, que contaram com a parceria da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, além de outras entidades, como a Câmara Municipal de Nordeste.

Os cerca de 200 'lobitos', com idades entre os 6 e os 10 anos, desenvolveram ações na vila e na Reserva Florestal de Recreio, nomeadamente um peddy-paper que permitiu mostrar aos mais pequenos todo o ciclo de vida de uma árvore, desde a semente até à altura em que é cortada.

Por seu lado, as quase duas centenas de 'exploradores', entre os 10 e 14 anos, deslocaram-se à Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro onde, entre outras atividades, fizeram uma pequena visita com identificação de endémicas.

Os 205 'pioneiros', com idades entre os 14 e 17 anos, percorreram o trilho quinhentista existente entre as freguesias de São Pedro e Santo António Nordestinho, enquanto os 95 'caminheiros' aventuraram-se pelo trilho do Pico da Vara e participaram numa ação de voluntariado para controlo de Gunnera tinctoria, planta vulgarmente conhecida como 'Gigante'.


GaCS

Sem comentários: