sexta-feira, 24 de abril de 2015

Avelino Meneses destaca serviço público "inexcedível" prestado pelos autarcas

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, nas Velas, em São Jorge, que o progresso dos municípios e das comunidades “depende do empenho dos autarcas”, que prestam um serviço público “inexcedível”.

“É preciso que saibamos valorizar devidamente a sua ação. É preciso que saibamos valorizar continuamente a atividade política”, frisou Avelino Meneses, que falava quinta-feira na sessão solene comemorativa do Dia de São Jorge, em representação do Presidente do Governo.

Avelino Meneses salientou que, “em Portugal e também nos Açores, o público desvaloriza a ação dos políticos”, defendendo, por isso, a necessidade de "compreender as razões de semelhante atitude, para que possamos exigir da atividade política sempre que se justifique e reconhecer a atividade política sempre que se justifique”.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, a descrença sobre a política e os políticos “enraíza no século XIX, no combate dos intelectuais que deploravam o atraso de Portugal perante o progresso da Europa”.

“De facto, no termo de oitocentos, os críticos da monarquia agonizante denunciam a 'porca da política', que constitui o sustento de uma numerosa trupe de imbecis. No Estado Novo, acresce o desdém pela política em consequência do ódio e do desprezo pela atividade dos partidos. Após o 25 de abril, ainda persiste, curiosamente, a mesma tendência dada certamente a tradição histórica, dados também os desmandos de uns tantos, alguns deles autarcas”, afirmou.

Avelino Meneses, numa intervenção em que abordou numa perspetiva histórica o percurso do poder local em Portugal que antecede a própria nacionalidade, considerou que, na atualidade, os requisitos “de mais competência  e de mais agilidade demandam o incentivo de formação em administração local”.

Uma preocupação que, segundo o Secretário Regional, “deve ser da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, uma obrigação que deve competir ao Centro de Estudos e de Formação Autárquica, um processo que exige a cooperação das universidades e, necessariamente, da Universidade dos Açores”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura considerou ainda que é um “ato de justiça” a comemoração do autarca, frisando que, durante séculos, “ele foi o zelador pela vivência em comunidade e o agente do desenvolvimento comunitário".

"No passado, no presente e no futuro, ele foi, ele é, ele será o político por excelência, se, por político, se deve entender o guia de uma comunidade”, afirmou Avelino Meneses.

Anexos:

GaCS

Sem comentários: