quarta-feira, 29 de abril de 2015

Avelino Meneses realça papel das famílias na educação dos filhos

O Secretário Regional da Educação e Cultura realçou hoje, em Angra do Heroísmo, dois dias após a apresentação pública do Plano Integrado  de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, a importância dos pais como “agentes insubstituíveis” na educação dos filhos.

Avelino Meneses, que falava depois de ter reunido com responsáveis das associações de pais e  encarregados de educação das escolas secundárias Tomás de Borba e Jerónimo Emiliano de Andrade, salientou o interesse manifestado por estes representantes no combate ao insucesso escolar.

“O Governo, na tarefa de pugnar pelo aproveitamento escolar de todos os nossos alunos, tem de ter necessariamente parceiros”, afirmou Avelino Meneses, acrescentando que o Executivo “não pode fazer tudo sozinho”.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, os primeiros parceiros nesta tarefa são “os próprios estudantes”, porque “eles são o centro do sistema de ensino, são a razão de ser de tudo”, mas também “seguramente, os professores”, porque “eles são efetivamente os nossos principais aliados no combate ao insucesso escolar e, como alguém disse, ‘não há nada, absolutamente nada, que substitua um bom professor’”.

Avelino Meneses frisou ainda que, nesta tarefa “relativamente ciclópica, de inverter nos Açores os números negativos” em matéria de aproveitamento escolar, os pais “são também muito importantes”, reconhecendo, no entanto, que, no âmbito da educação, atualmente, as famílias, ao contrário do sucedido no passado, poderão ter dificuldades “em cumprir“ determinadas tarefas.

Apesar disto, salientou que “os pais continuam a ser agentes insubstituíveis na educação dos filhos, o mesmo é dizer, na educação dos nossos estudantes”.

Nos encontros que manteve com as associações de pais e encarregados de educação, além dos aspetos pedagógicos, o Secretário Regional da Educação e Cultura abordou também temáticas relacionadas com o transporte escolar e a segurança dos estabelecimentos de ensino.

Anexos:
2015.04.29-SREC-AssociacoesPaisAH.mp3

GaCS

Sem comentários: