terça-feira, 21 de abril de 2015

Governo dos Açores investe 235 mil euros na proteção da orla costeira de São Jorge

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que “já foram lançados" os procedimentos de contratação de empreitada para três intervenções de proteção da orla costeira na ilha de São Jorge.

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita à Fajã de Santo Cristo, afirmou que “o Governo dos Açores está a investir na gestão e requalificação da orla costeira e na monitorização, promoção e ação ambiental marinha”.

“As obras de proteção da orla costeira da Urzelina, junto ao Museu Etnográfico  e no Caminho do Açogue, e da Fajã dos Vimes representam um investimento de cerca de 235 mil euros”, frisou o Secretário Regional.

“Tendo em conta as alterações climáticas e a subida previsível do nível do mar, é necessário tomar medidas que protejam o nosso território insular, as nossas populações e as nossas atividades económicas”, acrescentou.

Durante a visita à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, o Secretário Regional do Mar referiu ainda que “já está em curso a elaboração do projeto de execução” para a intervenção no acesso a esta fajã, “prevendo-se a sua entrega no próximo mês de maio, seguindo-se a contratação da empreitada”.

A intervenção na Fajã da Caldeira de Santo Cristo prevê a realização de uma proteção costeira, através de enrocamento, junto à estrada de acesso ao caminho que liga a Fajã dos Cubres à Fajã de Santo Cristo, a reparação e construção de passagens hidráulicas, o melhoramento do piso e de pequenos muros e a construção de espaço de estacionamento no final do acesso, por forma a diminuir o trânsito de viaturas motorizadas na zona junto à lagoa.

“Os custos totais e o prazo de execução da obra apenas poderão ser confirmados após a entrega do projeto”, salientou Brito e Abreu.

Anexos:
2015.04.21-SRMCT-ObrasOrlaCosteiraSaoJorge.mp3

GaCS

Sem comentários: