quinta-feira, 23 de abril de 2015

Luís Neto Viveiros anuncia reforço de verbas para o programa Eco-Freguesia, Freguesia Limpa

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou hoje, na cerimónia de entrega dos galardões de Excelência do concurso Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2014 às autarquias vencedoras da Região, que o Governo dos Açores vai reforçar em 20% as verbas afetas a este programa ambiental a que já aderiram quase todas as 154 freguesias do arquipélago.

“Este ano, considerando o excelente desempenho da generalidade das freguesias e o número recorde de inscrições (147), já determinei o reforço em 20% da dotação prevista no Plano de Investimentos, pelo que afetaremos ao Programa Eco-Freguesia um total de 450 mil euros, a maior dotação de sempre”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O titular da pasta do Ambiente frisou que, “apesar do elevado número de autarquias inscritas, este reforço financeiro assegura o maior apoio médio de sempre, cerca de 3.000 euros”.

A cerimónia de entrega dos galardões de Excelência decorreu na Junta de Freguesia da Matriz, na Ribeira Grande, e contou com a presença de autarcas de várias ilhas, tendo Luís Neto Viveiros expressado o reconhecimento público às 145 autarquias açorianas que participaram na edição de 2014 do Programa Eco-Freguesia.

As autarquias distinguidas com o galardão de Excelência foram13, nomeadamente Vila do Corvo, Lajes e Santa Cruz (ex aequo), nas Flores, Feteira e Matriz (ex aequo), no Faial, Nossa Senhora da Luz e S. Mateus (ex aequo), na Graciosa, Prainha, no Pico, Norte Pequeno e Velas (ex aequo), em S. Jorge, Porto Martins, na Terceira, Almagreira, em Santa Maria, e Matriz, na Ribeira Grande, em S. Miguel.

“A Matriz da Ribeira Grande destacou-se no contexto da ilha de São Miguel, daí a escolha da sede da Junta de Freguesia para assinalar a entrega dos prémios este ano”, salientou o Secretário Regional.

Para Luís Neto Viveiros, “premiar o desempenho e distinguir a excelência é, não só, reconhecer o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos, mas também incentivar a continuidade das ações de manutenção e limpeza dos espaços públicos, rumo a uma a mudança efetiva de comportamentos.”

O concurso Eco-Freguesia, Freguesia Limpa é uma iniciativa do Governo dos Açores que visa incentivar e distinguir os esforços das freguesias na limpeza e encaminhamento para um destino final adequado os resíduos abandonados em espaços públicos, em conjunto com as populações locais.

Em complemento ao esforço de limpeza, são incluídas na avaliação as ações de sensibilização ambiental realizadas por cada freguesia.

Este galardão é constituído por um diploma e bandeira, sendo atribuído um diploma de reconhecimento pelo esforço realizado nos casos em que foi notório o empenho na limpeza e sensibilização, sem contudo serem atingidos os objetivos mínimos por motivos alheios à freguesia.

Anexos:
2015.04.23-SRAA-EcoFreguesiaFreguesiaLimpa2014.mp3

GaCS

Sem comentários: