quarta-feira, 29 de abril de 2015

Museu Carlos Machado expõe Registos e Maquinetas Devocionais

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, inaugura a 7 de maio, pelas 18h00, a exposição "Registos e Maquinetas Devocionais", com peças da coleção particular de Armando Cândido de Medeiros e um subnúcleo interno com expressões plásticas mais contemporâneas, da autoria de Sofia de Medeiros e Catarina Branco.

A exposição, comissariada por Pedro Pascoal e coordenada por Sílvia Fonseca e Sousa, estará patente até 19 de junho, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Armando Cândido de Medeiros, que viveu entre 1904 e 1973, a par da sua vida de magistrado e político, foi um ávido colecionador, do qual consta um conjunto notável de registos e maquinetas devocionais que agora será exposto ao público.

Os registos, que se destinam à contemplação e à oração e homenageiam Jesus, Maria e outras figuras da hagiologia católica, enquadram gravuras ou figuras tridimensionais e são decorados com flores artificiais, fio de prata e ouro, vidrilhos coloridos, entre outros materiais.

As artistas plásticas Sofia de Medeiros e Catarina Branco enriquecem esta exposição com obras da sua autoria, que trazem para a contemporaneidade o saber fazer de outras mãos femininas que, em tempos, confecionaram registos e maquinetas.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: