terça-feira, 21 de abril de 2015

Obra na Ribeira da Beira, em S. Jorge, vai aumentar segurança de pessoas e bens, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou, na apresentação do projeto de reperfilamento do leito e correção de passagens hidráulicas na Ribeira da Beira, em S. Jorge, que esta obra, que se vai iniciar este ano, num investimento de 230 mil euros, permitirá aumentar a segurança de pessoas e bens.

A Ribeira da Beira, identificada nos relatórios de Estado das Ribeiras dos Açores (RERA), apresenta um elevado risco hidrológico devido ao seu traçado e ao estado de várias secções do seu leito e margens, propícias à ocorrência de cheias em situações de pluviosidade intensa.

As intervenções projetadas, que incluem a regularização, reperfilamento, retenção e desobstrução, revestem-se de caráter preventivo para mitigar eventuais consequências diretas ou indiretas de situações de risco naturais associadas a inundações provocadas por cheias, providenciando-se, assim, pela segurança das populações.

Nesse sentido, a empreitada, que terá um período de execução de seis meses, incide sobre duas zonas distintas de intervenção, numa intervenção que prevê ainda a limpeza de toda a linha de água.

Este ano, o Governo dos Açores está a investir mais de cinco milhões de euros na requalificação e proteção das linhas de água em toda a Região.



GaCS

Sem comentários: