quarta-feira, 22 de abril de 2015

Programa Empreende Açores já originou a criação de 15 empresas

As ações de formação integradas no plano de implementação do programa Empreende Açores já levaram à criação de 15 empresas na Região.

Este programa, desenvolvido pela Vice-Presidência do Governo Regional através da SDEA, em parceria com a CRESAÇOR e a Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, tem vindo a ser divulgado nas ilhas do arquipélago com crescente adesão por parte de potenciais empreendedores.

O objetivo do programa é o de fomentar o empreendedorismo como meio de inserção no mundo do trabalho, quer em termos de criação de uma empresa ou micro-negócio, quer como meio de apoio à reestruturação de empresas já existentes.

O Empreende Açores destina-se sobretudo a desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego que não sejam detentores de habilitações de nível superior e a empresários que desenvolvam atividades em áreas relacionadas, direta ou indiretamente, com os recursos endógenos dos Açores.

O programa prevê a realização de um conjunto alargado de ações de formação e de acompanhamento em toda a Região, tendo sido já realizadas sete sessões nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial e Flores.

Ao longo dessas sessões foram executados mais de uma centena de planos de negócios, os quais se encontram em condições de serem dinamizados, quer diretamente pelos seus autores, quer por outros interessados, estando acessíveis na Bolsa de Ideias deste programa.

A formação Empreende Açores é gratuita, tem a duração de um mês e pretende dotar os formandos das ferramentas necessárias à criação de um negócio viável que não dependa da capacidade financeira dos seus promotores, fator colmatado pelos diversos incentivos disponibilizados pelo Governo Regional dos Açores no apoio à criação de empresas.

Todos os projetos do Empreende Açores dispõem de um acompanhamento personalizado que permite, ao longo de um ano, implementar a ideia num negócio real.



GaCS

Sem comentários: