quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sorteio público atribui habitações a 13 famílias em Angra do Heroísmo

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Habitação, realizou hoje, em Angra do Heroísmo, um sorteio público para a atribuição de 13 fogos de tipologias T1, T2 e T3, na sequência do procedimento concursal para a cedência de 48 apartamentos no Empreendimento da Canada do Breado, em regime de subarrendamento, com opção de compra.

Os fogos destinam-se a habitação permanente para as famílias candidatas, ou seja, que, apesar do seu nível de rendimentos, manifestaram dificuldades no acesso ao mercado livre de habitação.

Trata-se de um conjunto de apartamentos que o Governo dos Açores arrendou ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e que disponibilizou a concurso, à semelhança de outros concursos já lançados, como sejam 33 fogos no Loteamento de S. Pedro, na freguesia da Maia, 17 apartamentos no Edifício da Rotunda da Ribeira Seca, na Ribeira Grande, ou 60 frações no Empreendimento da Quinta do Castanheiro, em Ponta Delgada.

Por estas 13 habitações hoje atribuídas, a Região pagará mensalmente o valor de 5.010 euros, correspondendo a um investimento anual superior a 60 mil euros.

Em termos médios, o valor da renda das frações de tipologia T1 será de 297,31 euros, nos fogos de tipologia T2 atingirá 378,20 euros e para os apartamentos de tipologia T3 este valor será de 465,22 euros.

As famílias irão beneficiar de uma bonificação que oscilará entre 15% e 35%, situando-se, em média nos 28%, ou seja, serão beneficiárias mensalmente de um apoio à renda por parte do Governo Regional que ascenderá a 1.395 euros.

O apoio público representa para estas famílias uma poupança anual de cerca de 16.750 euros, a qual é suportada pelo Governo Regional, permitindo-lhes uma melhoria do seu rendimento disponível.

A renda foi bonificada, de acordo com o regulamento do concurso, em função da proporcionalidade da taxa de esforço e do candidato ser considerado agregado familiar jovem, monoparental ou integrar elementos portadores de deficiência, não podendo ser inferior a 65% do valor da renda mensal suportada pela Região.

Todas as rendas pagas pelas famílias serão contabilizadas no momento em que for entendido exercerem a opção de compra.

A opção de compra pode ser exercida em qualquer momento desde que decorrido um ano da data de assinatura do contrato de subarrendamento.



GaCS

Sem comentários: