terça-feira, 21 de abril de 2015

Vasco Cordeiro destaca estabilidade que se vive no setor cooperativo de São Jorge

O Presidente do Governo afirmou que o setor cooperativo de São Jorge apresenta hoje uma situação bastante diferente da que viveu recentemente, mas alertou que é preciso continuar a trabalhar para vencer desafios como a valorização do produto que resulta do setor leiteiro.

“Se é certo que hoje estamos numa situação em que o setor cooperativo já ultrapassou algumas tormentas, também é importante termos a consciência de que não está tudo resolvido”, frisou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do furo e captação de água na Ribeira do Nabo, em São Jorge.

O Presidente do Governo salientou que a situação atual no setor cooperativo desta ilha não se deve só ao Governo.

“Deve-se, em primeiro lugar, aos Jorgenses, aos produtores e aos dirigentes do setor cooperativo. O Governo também é parte desta história de vencer as dificuldades que nos vão sendo apresentadas”, disse.

No segundo dia da visita estatutária a São Jorge, o Presidente do Governo defendeu a necessidade de valorizar mais o produto que resulta do setor leiteiro não só desta ilha, mas também de toda a Região, pelo que isso significa, desde logo, para a melhoria de rendimento dos produtores.

“Esta busca contínua e permanente de, ultrapassado um desafio, definirmos a forma como vamos vencer o seguinte é fundamental para que o setor possa ter sucesso e vencer os desafios que se vão colocando à sua frente”, afirmou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou que este percurso corresponde ao cumprimento de compromissos calendarizados na estratégia que o Governo tem vindo a implementar, que inclui também investimentos para dotar as explorações agrícolas de melhores acessos, de água e de energia.

Nesse sentido, apontou o exemplo da construção e beneficiação dos caminhos agrícolas da Cancela de Água e Canada Velha, no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santo Antão/Topo, a construção do reservatório metálico no Norte Grande, a melhoria da captação da nascente da Cancela de Água e o furo de captação de água subterrânea na Ribeira do Nabo, hoje inaugurado.

O Conselho do Governo vai, nesta visita estatutária, proceder ao lançamento dos concursos públicos dos caminhos agrícolas da Serroa e Preguiça, cuja construção está estimada em mais de 430 mil euros, e do caminho da Ponta ao Parque das Sete Fontes, com um valor base de mais de 350 mil euros.

Na cerimónia de hoje foi assinado com o Município de Velas um protocolo para a operação e manutenção do sistema de abastecimento de água agrícola do furo da Ribeira do Nabo, que vai servir cerca de 90 explorações e 900 hectares nas freguesias de Manadas, Urzelina e Santo Amaro, e que representou um investimento de perto de 600 mil euros.

Anexos:
2015.04.21-PGR- InauguraçãoFuroÁgua.mp3

GaCS

Sem comentários: