quarta-feira, 22 de abril de 2015

Vítor Fraga afirma que “todos estão convidados” para participar na elaboração do Plano Estratégico e de Marketing 2020

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em S. Jorge, que todos estão convidados para participar na elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores, com o horizonte 2020, que reafirmou ser o trabalho “mais abrangente” até agora realizado nos Açores para este setor.

“É o trabalho mais abrangente que foi efetuado na Região no setor do Turismo, todos são convidados a participar na sua elaboração, todos serão convidados a participar como atores principais na sua implementação”, frisou Vítor Fraga, que falava, na Calheta, na apresentação do II Encontro de Canyoning dos Açores.

Vítor Fraga salientou que “a construção de um destino turístico assenta em dois vetores principais”, acrescentando que um é “a estruturação, qualificação e valorização da oferta” e o outro a “promoção”, adiantando que o documento em preparação “resultará num conjunto de planos de ação para implementação imediata”.

Na sua intervenção, destacou algumas das medidas previstas no plano em elaboração, nomeadamente “o desenvolvimento de produtos âncora por ilhas e as medidas que visam a sua qualificação e valorização”, assim como o desenvolvimento de “uma estratégia de cultura para o Turismo, transversal a toda a sociedade, potenciadora do desenvolvimento permanente do bem receber”.

O Secretário Regional salientou ainda a importância do novo modelo de acessibilidades para esta fase de desenvolvimento do setor, frisando que o modelo “não pode ser encarado como uma vantagem competitiva”, mas como um instrumento que coloca a Região “em pé de igualdade com outros destinos”.

“Vivemos uma nova fase de desenvolvimento no Turismo dos Açores, fase só possível pelo trabalho conjunto levado a cabo por entidades públicas e privadas”, frisou, garantindo a disponibilidade do Governo dos Açores para, à semelhança do que acontece com o Encontro Regional de Canyoning, “disponibilizar o apoio necessário para que eventos com retorno efetivo se realizem na Região”.

O II Encontro Regional de Canyoning dos Açores terá lugar em São Jorge, entre 20 e 26 de Setembro, sendo esperada a participação de cerca de 150 participantes de diversas nacionalidades.

Anexos:

GaCS

Sem comentários: