quinta-feira, 28 de maio de 2015

Aposta do Governo dos Açores nas novas tecnologias é para continuar, assegura Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes destacou, em Ponta Delgada, o trabalho desenvolvido na área das tecnologias de informação e comunicação, materializado na Agenda Digital e Tecnológica que está a ser implementada pelo Governo dos Açores.

Vítor Fraga, que falava quarta-feira na cerimónia que assinalou a parceria firmada entre a Google Portugal e a empresa açoriana Cybermap, salientou a aposta do Governo dos Açores neste setor das novas tecnologias, lembrando que a implementação da Agenda Digital e Tecnológica vai permitir que sejam aplicados até 2020 cerca de 40 milhões de euros, de forma direta e indireta, através dos quatro eixos e 29 medidas desta Agenda.

Em paralelo, sistemas de incentivos como o Competir+ e o Programa Operacional Açores 2020 serão focados na implementação de novos serviços ao dispor do cidadão.

“Essa aposta deve estar focada na desmaterialização da relação entre a Administração Pública e o cidadão, ou seja, na implementação de procedimentos e serviços mais simples, transparentes e inovadores, potenciadores de uma maior participação e satisfação das necessidades dos cidadãos”, afirmou Vítor Fraga, dando como exemplo o novo portal da RIAC.

“É, pois, com naturalidade, e para que tal aconteça com uma maior dinâmica, que o Governo elegeu como desígnio para os próximos cinco anos uma nova era no relacionamento digital entre todas as partes intervenientes na sociedade açoriana”, frisou o Secretário Regional, acrescentando que a simplificação e desmaterialização dos serviços será um objetivo de toda a Administração Pública Regional, indo ao encontro das melhores práticas a nível europeu.

“Estamos certos que estes e outros projetos podem ser aproveitados pelas empresas açorianas para, por um lado, adquirirem massa crítica e, por outro, desenvolverem competências específicas que podem ser exportadas, através da prestação de serviços em regime online”, frisou Vítor Fraga.

O Secretário Regional sublinhou ainda que um dos objetivos centrais do Governo dos Açores passa pelo fortalecimento da economia regional, não apenas nos setores tradicionais, mas também através da diversificação efetiva da base económica regional, que contempla a aposta em novos setores e ainda na inovação e conhecimento, assente na educação, na formação, na inovação e no empreendedorismo.

“Estas são áreas fundamentais para vencermos o desafio da criação de emprego nos Açores e contamos com parceiros para a sua concretização, como é o caso imprescindível da Universidade dos Açores e dos nossos empresários, no fundo, os grandes responsáveis pela criação de riqueza e de emprego na Região”, afirmou Vítor Fraga.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: