sexta-feira, 29 de maio de 2015

Avelino Meneses afirma que é no desporto que melhor se realiza o "consórcio" entre os seres humanos em torno de um propósito comum

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, em Angra do Heroísmo, que é no desporto  que “melhor se realiza o consórcio entre os seres humanos em torno de um propósito comum”.

Avelino Meneses, que falava quinta-feira, na sessão de abertura dos XIX dos Jogos das Ilhas, salientou que esta caraterística se acentua porque o desporto “apela à participação dos mais novos”, que são “o construtores do futuro”.

Os XIX Jogos das Ilhas, que decorrem até domingo na ilha Terceira, reúnem mais de três centenas de jovens atletas dos Açores, Cabo Verde, Martinica Córsega, Elba, Sardenha e Sicília.

Na sua intervenção, Avelino Meneses frisou que a comitiva açoriana alimenta a “expectativa” da obtenção de bons resultados, salientando que os Açores são “talvez o melhor exemplo nacional" no desporto, possuindo "uma taxa de participação desportiva absoluta equivalente a mais do dobro da média do país”.

Para o Secretário Regional, esta situação "é fruto do investimento avultado que sobe até aos 1,5 milhões de euros em 2014" e de uma "aposta contante na formação dos escalões mais jovens”, os quais constituem “cerca de três quartos" dos atletas federados açorianos, mas também resulta "da duplicação da participação feminina nas últimas duas décadas”.

Avelino Meneses destacou, ainda, a importância das ilhas, ao longo do tempo, como “elos na aproximação dos continentes e no diálogo dos povos”, estando, de uma certa maneira, “quase sempre no centro do mundo”, acrescentando, no entanto, que, “no confronto com os continentes, as especificidades e os constrangimentos demandam uma discriminação positiva” para que seja possível obter nas ilhas “o mesmo nível de desenvolvimento”.

Os  XIX Jogos das Ilhas, uma organização do Comité d´Organization Jeux des îles (COJI), de que os Açores são membro filiado, decorrem, em simultâneo, em instalações desportivas regionais e municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, envolvendo cerca de meio milhar de pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros e dirigentes.

Nesta edição dos Jogos das Ilhas são disputadas provas nas modalidades de atletismo, futebol, judo, ténis, natação, râguebi de sete, ténis de mesa, vela e voleibol.

Os resultados destas competições podem ser acompanhados através dos endereços eletrónicos http://www.azores.gov.pt/GRA/DRD_JogosIlhas ou https://www.facebook.com/JogosdasIlhas2015.

Anexos:
2015.05.29-SREC-AberturaXIXJogosIlhas.mp3

GaCS

Sem comentários: