terça-feira, 26 de maio de 2015

Concurso Regional de Empreendedorismo 'IdeiAçores' reúne 86 participantes de 29 escolas da Região

A quinta edição do Concurso Regional de Empreendedorismo 'IdeiAçores', cuja sessão formal se realiza a 29 de maio na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, conta com 86 participantes de 29 escolas do arquipélago, que vão apresentar as suas ideias de negócio a um júri especializado.

A iniciativa, que este ano se realiza em formato 'Summer Camp', decorre durante três dias, entre 27 e 29 de maio, com um programa diversificado de atividades na Universidade dos Açores e na Pousada de Juventude de Ponta Delgada.

O 'Summer Camp' integra momentos de aprendizagem, nomeadamente 'workshops' e 'Pitch Training', onde os concorrentes têm a oportunidade de melhorar a apresentação dos projetos que vão a concurso.

A iniciativa conta, também, com momentos de convívio e jogos em sã competição e camaradagem, bem como algumas surpresas.

O concurso regional 'IdeiAçores' culmina o programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso', promovido pelo Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, em parceria com a Universidade dos Açores e em colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

Nesta edição, este programa foi alargado ao 1.º Ciclo, passando a abranger todos os níveis de ensino. 

Nesta faixa etária, em particular, o programa desenvolve-se com base nas 'Aventuras do Gaspar', um projeto de empreendedorismo construído para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, que conta as histórias e o dia-a-dia de um personagem e dos seus amigos, tendo em vista familiarizar os alunos com a palavra 'empreendedorismo'.

O programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso' visa despertar e incentivar nos professores e nos alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir, simultaneamente, para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.



GaCS

Sem comentários: