quinta-feira, 28 de maio de 2015

Feira Açores é oportunidade para agricultores divulgarem o seu trabalho, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a Feira Açores, que decorre este ano na Terceira, de 12 a 14 de junho, é uma oportunidade para os agricultores divulgarem o seu trabalho e reafirmarem o seu papel no desenvolvimento da Região.

“Exercendo a sua atividade em circunstâncias naturais, não raras vezes adversas, têm em mais este evento a oportunidade para divulgar o seu trabalho e reafirmar o seu papel como parceiros insubstituíveis no processo de desenvolvimento económico e social dos Açores”, afirmou Luís Neto Viveiros, na conferência de imprensa de apresentação do programa da Feira Açores 2015.

Luís Neto Viveiros salientou que, de acordo com as inscrições registadas até hoje, o certame contará com cerca de 160 animais da raça Holstein Frísia e 70 de raças de carne, em concurso e exposição.

“Hoje, podemo-nos orgulhar de ostentar uma das melhores genéticas do país como, com certeza, teremos oportunidade de observar”, frisou o Secretário Regional, acrescentando que a feira também constitui uma oportunidade “para avaliar a evolução” do setor.

Esta feira, segundo Neto Viveiros, constitui ainda uma oportunidade de formação e de aquisição de conhecimentos, mas também de promoção das atividades e de divulgação dos produtos açorianos.

Para o titular da pasta da Agricultura, os Açores já se distinguem “na exportação de flores para o mercado europeu, bem como na produção de carne de qualidade, ao mesmo tempo que são também responsáveis por um terço da produção do leite do país”.

A Feira Agrícola Açores 2015, anualmente promovida pelo Governo Regional, vai decorrer na Praia da Vitória, ocupando uma área coberta de 5.300 m2.

O certame, que já tem 140 stands reservados, conta com as parcerias da Câmara Municipal de Praia da Vitória, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e das associações Agrícola da Ilha Terceira e de Jovens Agricultores.

Conta ainda com o apoio da Federação Agrícola dos Açores, da Fruter, do Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira e da Associação Portuguesas de Criadores da Raça Holstein Frísia.

O programa da feira, além dos concursos de gado, de queijo, de mel, de hortícolas e de canídeos, de provas de vinhos, palestras e cursos, inclui ainda momentos de animação promovidos por grupos locais e espetáculos equestres.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: