segunda-feira, 18 de maio de 2015

Frota marítimo-turística de Santa Maria equipada com transmissores AIS, afirma Filipe Porteiro

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou que o Governo dos Açores tem promovido, em parceria com outras entidades, um conjunto de ações em Santa Maria que visam "gerar conhecimento sobre a atividade marítimo-turística" nesta ilha, mas também sobre a sua "promoção e valoração económica de forma sustentável.

Filipe Porteiro salientou, nesse sentido, que “a frota marítimo-turística mariense está totalmente equipada com transmissores AIS (Automatic Identification System)”.

Segundo o Diretor Regional, estes transmissores de identificação automática vão permitir “conhecer melhor a importância das áreas marinhas protegidas para o mergulho lúdico e turístico, sob o ponto de vista espacial e económico”.

“As atividades marítimo-turísticas, em especial o mergulho costeiro, são cada vez mais importantes para a economia da ilha de Santa Maria”, frisou Filipe Porteiro, acrescentando que a oferta turística “ambientalmente sustentável” que este setor proporciona “foi valorizada pela designação de quatro áreas marinhas protegidas”, nomeadamente as baixas do Ambrósio, da Maia e da Pedrinha, além da área marinha ao redor do Ilhéu da Vila.

As áreas marinhas protegidas costeiras, para além do seu papel central na conservação e gestão do ambiente e dos recursos marinhos com interesse para a pesca, “contribuem significativamente para a promoção das atividades marítimo-turísticas”, sustentou Filipe Porteiro.

“A implementação destas áreas e a sua monitorização e divulgação representa um caso particularmente bem-sucedido, onde as sinergias estabelecidas entre a academia, as empresas, os pescadores e a administração regional se têm mostrado fundamentais”, salientou.

A primeira fase da operação que equipou a frota mariense com transmissores AIS decorreu em 2014, no âmbito do 'SciPol-ISeMars - Science and Policy Integration for a Sustainable Marine Strategy', um projeto financiado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, operacionalizado pela Universidade dos Açores, que pode ser consultado no endereço eletrónico http://scipol-isemars.wix.com/scipol-isemars.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar juntou-se recentemente a esta iniciativa e completou a cobertura da frota marítimo-turística mariense com a instalação de mais quatro transmissores AIS.

O projeto SciPol-ISeMarS, coordenado pela bióloga Adriana Ressurreição, dedica-se à caraterização e valoração dos benefícios associados às atividades marítimo-turísticas não extrativas no arquipélago dos Açores.

A identificação dos locais importantes para o desenvolvimento destas atividades, bem como a quantificação do uso e do valor de cada Área Marinha Protegida são os principais objetivos deste projeto.

“Esta informação é essencial para que se possa efetuar o ordenamento espacial marinho e a compatibilização de atividades concorrentes”, frisou Filipe Porteiro.



GaCS

Sem comentários: