domingo, 31 de maio de 2015

Governo dos Açores inicia terça-feira Visita Estatutária ao Pico

O Governo dos Açores inicia terça-feira a Visita Estatutária à ilha do Pico, durante a qual o Presidente do Executivo Regional, Vasco Cordeiro, presidirá às cerimónias de lançamento da primeira pedra do Centro de Noite da Piedade e de consignação da execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico das Ilhas dos Grupos Central e Ocidental.

Nesta visita, em que vão também merecer especial atenção questões relacionadas, em especial, com o setor cooperativo, o turismo e as pescas, o Governo, como habitualmente, vai reunir com o Conselho de Ilha e receber os Picoenses que pretendam colocar as suas questões diretamente aos membros do Executivo regional.

O início desta deslocação ao Pico prevê uma visita do Presidente do Governo a uma área de vinha em recuperação, integrada num projeto de turismo e de produção de vinho que se estende por mais de 44 hectares.

Ao princípio da tarde, Vasco Cordeiro desloca-se ao Cais do Mourato para visitar a zona eletrificada e visitará também a obra de requalificação da Lota da Madalena, assim como o Entreposto Frigorífico.

O programa deste primeiro dia termina com a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha, a que se seguirá uma reunião do Conselho do Governo.

No dia seguinte, o Presidente do Governo preside ao lançamento da primeira pedra do Centro de Noite da Piedade, cuja construção se insere na aposta do Executivo na melhoria das condições para a prestação de cuidados aos mais idosos, e visita a Fábrica da Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Pico, onde terá uma reunião com a Direção da Lactopico.

Na tarde de quarta-feira, antes dos membros do Governo receberem os residentes na ilha que lhes pretendam colocar questões diretamente, numa iniciativa que se tem concretizado em todas as visitas estatutárias da atual legislatura no âmbito de uma política de proximidade com os Açorianos, Vasco Cordeiro preside à assinatura da consignação da execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico dos Grupos Central e Ocidental e à apresentação da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico dos Açores, que passará a contar com uma centena de estações nas nove ilhas.

O programa desta deslocação ao Pico, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a investimentos em curso e reuniões com diversas entidades locais.

A realização de uma consulta de telemedicina em Endocrinologia, a assinatura de um protocolo entre a Unidade de Saúde de Ilha e o Hospital da Horta para garantir um especialista em Medicina Interna na Urgência do Centro de Saúde da Madalena e a autorização de apoios à habitação nos três concelhos da ilha são algumas das iniciativas integradas no programa desta visita.

Nesta deslocação ao Pico, estão também previstas, entre outras iniciativas, a apresentação do projeto de retenção de fluxos detríticos na Ribeira do Dilúvio, em São Caetano, e da empreitada de beneficiação e requalificação da entrada nascente em São Roque do Pico, além da inauguração do Centro de Recolhimento e Reabilitação de Aves.



GaCS

Sem comentários: