sábado, 16 de maio de 2015

Presença nos canais digitais é fundamental para as empresas do setor do Turismo, alerta Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes alertou hoje, em Vila do Porto, para a necessidade de as empresas do setor do turismo marcarem presença nos canais digitais, nomeadamente na Internet e nas redes sociais, para que se possam “dar a conhecer".

Vítor Fraga, em declarações à margem do seminário 'O Turismo e o novo Modelo de Transporte Aéreo', salientou que essa presença permite também que "todos aqueles que programam as suas viagens e as organizam de uma forma individual possam adquirir os produtos e serviços de uma forma direta” a essas empresas.

O Secretário Regional recordou que está a ser elaborado o Plano Estratégico do Turismo para o horizonte 2020, no qual se engloba o plano de marketing para a Região, salientando que, na sequência desse trabalho e perante uma auscultação feita aos turistas que visitam os Açores, concluiu-se que “cerca de 80% recolhem todas as informações sobre o destino utilizando os canais digitais, nomeadamente a Internet e as redes sociais, e 60% compram viagem e alojamento de uma forma isolada".

Para Vítor Fraga, estes resultados dão "bem mostra da importância que é a presença nestes canais de comunicação”, que permitem chegar a todos os potenciais turistas para os Açores.

O titular da pasta do Turismo salientou que o Plano Estratégico, que será apresentado até ao final de maio, “reflete as novas tendências da procura", mas também todo o trabalho que é necessário fazer "quer ao nível da promoção, quer ao nível da qualificação da oferta na Região”.

Ao nível da promoção, segundo Vítor Fraga, “verifica-se que há uma tendência natural de utilizar os canais digitais e o 'social media', daí que esta é uma vertente que assume uma preponderância fundamental em termos de promoção da Região, nomeadamente numa altura em que temos em marcha o novo modelo de acessibilidades que nos possibilita o acesso a novos segmentos de mercado, que utilizam, sobretudo, os canais digitais para recolher informação sobre o destino e adquirir as suas próprias viagens”.

“É fundamental termos uma integração plena entre o que temos para oferecer, no sentido de encontrar uma complementaridade que sirva todos os segmentos de mercado que nos visitam”, afirmou, salientando que um dos segmentos que tem uma grande preponderância na vinda para a Região é o segmento das famílias.

“Isto significa que, quando temos uma oferta ao nível de um determinado produto turístico, há a necessidade de não pensar apenas em quem vai usufruir daquele produto turístico mas ter uma oferta integrada que permita a todo o agregado familiar poder ter uma ocupação no destino que seja compatível com as suas expetativas e, de preferência, supere essas mesmas expetativas”, frisou o Secretário Regional.

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GaCS

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