sábado, 23 de maio de 2015

Reunião plenária da Youth Regional Network nos Açores "foi um sucesso", afirma Pilar Damião

A Diretora Regional da Juventude afirmou, em Ponta Delgada, que a reunião plenária da Youth Regional Network (YRN), que trouxe aos Açores jovens de 25 países e de mais de 50 regiões da Europa, "foi um sucesso”

“Não só conseguimos um debate muito rico e aceso sobre temáticas de grande pertinência para os jovens europeus, nomeadamente educação, formação, empreendedorismo, emprego e assuntos sociais, como também as propostas que constam no documento final refletem uma reflexão intercultural e política bastante amadurecida”, afirmou Pilar Damião, salientando que as propostas saídas desta reunião serão entregues à Comissão Europeia.

“Acreditamos numa democracia deliberativa, na qual o contributo direto dos jovens é fundamental” acrescentou a Diretora Regional, que falava sexta-feira numa sessão plenária sobre o tema 'Youth Empowerment'.

Pilar Damião destacou na sua intervenção os projetos que têm sido desenvolvidos pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, nomeadamente o programa 'Juventude em foco: do sonho à ação' que, não só apela à participação cívica dos jovens, como também fomenta a sua responsabilização na decisão política.

“As políticas de juventude nos Açores são dinâmicas, no sentido em que estão permanentemente em construção e reconstrução de acordo com as necessidades e desafios dos jovens", frisou.

A Reunião Plenária da Primavera da Youth Regional Network, da Assembleia das Regiões da Europa, está a decorrer até domingo na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

A iniciativa, que resulta do convite do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, à YRN, reuniu cerca de seis dezenas de participantes, entre os 15 e os 30 anos, oriundos de 25 países e de mais de 50 regiões da Europa, incluindo os Açores.

A YRN, criada pela Assembleia das Regiões da Europa em novembro de 2008, é uma plataforma de parlamentos de jovens, de âmbito regional, conselhos e organizações de juventude da Europa alargada.

Esta plataforma visa a criação de redes, influenciar a política de juventude, envolvendo os jovens no processo de tomada de decisão, a nível regional e europeu, o intercâmbio de boas práticas e de experiências, através de projetos europeus e da aplicação do princípio da subsidiariedade, bem como promover a governação sustentável.



GaCS

Sem comentários: