segunda-feira, 22 de junho de 2015

Açores representados por embaixadora cultural no Summer Youth Education Camp, nos Estados Unidos

Délia Melo, professora no Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada, foi a candidata da Região escolhida para ser a embaixadora cultural dos Açores no 18th Summer Youth Education Camp, que se realiza de 22 a 26 de junho na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos.

Este projeto é uma iniciativa da Luso American Education Foundation (LAEF), com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, que visa dar a conhecer aos seus participantes a realidade da vida universitária, ao mesmo tempo que os estimula para a importância da preservação da herança cultural portuguesa.

Délia Melo, a terceira embaixadora açoriana selecionada pela LAEF, terá a missão de transmitir a cultura contemporânea e tradicional dos Açores aos cerca de 30 jovens, entre os 12 e os 18 anos, que, durante os cinco dias do programa, vão ficar a conhecer o modo de vida de um campus universitário. O grupo de participantes vai explorar várias realidades da vida estudantil, visitar os vários departamentos académicos e reunir com estudantes universitários e corpo docente.

Para além destas atividades, os jovens irão ainda participar em iniciativas culturais portuguesas, que incluem arte, arquitetura, música, dança, literatura, língua, história e culinária, destacando-se os aspetos socioculturais do arquipélago dos Açores.

O Summer Youth Education Camp pretende ser um espaço para o reforço do relacionamento entre jovens luso-americanos, promover, num ambiente dinâmico e de colaboração, o desenvolvimento de capacidades essenciais para o sucesso universitário, para além de contribuir para a manutenção da cultura portuguesa na vida pessoal e profissional dos participantes.

Luso-American Education Foundation é uma instituição sem fins lucrativos, fundada a 12 de junho de 1963, por um grupo de cidadãos de origem portuguesa. Os objetivos da Fundação estão ligados, fundamentalmente, à promoção da língua e cultura portuguesas nos EUA, tendo como principais atividades a realização de uma conferência anual sobre educação desde 1975, apoio a cursos de Português em diversas universidade norte-americanas e  concessão de bolsas de estudo, entre outras.



GaCS

Sem comentários: